Aspectos psicológicos de pacientes candidatos a transplante renal em um ambulatório pré-transplante
O contato com a possibilidade de transplante pode provocar repercussões emocionais como medos, inseguranças e incertezas. O atendimento psicológico pré-transplante buscam intervenções que visam a escuta e orientação.
O presente trabalho foi realizado em centro transplantador de referência de uma cidade do interior de São Paulo de Janeiro a Dezembro de 2016, e considerou os dados em prontuário dos pacientes do SUS atendidos pela psicologia em um ambulatório pré-transplante renal.
O ambulatório pré-transplante renal inclui os atendimentos médicos e a avaliação psicológica individual de todos os pacientes que já passaram por grupos psicoeducativos pré-transplante. Algumas das demandas verificadas através das entrevistas foram: a) lacuna sobre informações básicas acerca do processo do transplante: "transplante é por rim de outra pessoa em mim e o meu em outra pessoa, né?" (M., 50 anos); b) desinformação acerca do tempo de internação: "achei que era coisa de dois ou três dias que ficava internada" (A., 62) ; c) dúvidas diversas acerca da doação "se eu ganhar um rim de alguém mais novo ou de mulher isso muda minhas características?" (A., 40); d) cisão entre os processos de doação e transplante "Por que meu rim tá demorando tanto? Quando vai chegar o meu rim?" (C., 59); e)dificuldades de comunicação com equipe "não perguntei nada pro médico, não entendi porque fazer esses exames de novo." (S., 31).
Os dados apontam demandas por ações psicoeducativas, comunicação mais próxima paciente-equipe e espaço para a expressão de dúvidas acerca do procedimento. Ressalta ainda a importância de mais ações da equipe multiprofissional que diminuam a distância entre a compreensão real do paciente e processo do transplante.
transplante renal, psicologia, pré-transplante, psicoeducação
Multidisciplinar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Carolline Mara Veloso Rangel, Lara Leonora Tiglia, Ricardo Gorayeb, Elen Almeida Romão