Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA IDENTIFICAÇÃO E MANUTENÇÃO FISIOLÓGICA DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR PÚBLICA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SÃO LUÍS-MA

Introdução

A enfermagem tem papel fundamental na prestação dos cuidados para a manutenção do potencial doador (PD). O Objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento dos enfermeiros de um Hospital Municipal de São Luís - MA sobre a assistência de enfermagem na identificação e manutenção fisiológica do PD.

Material e Método

Estudo exploratório-descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de abril a maio de 2015.

Resultados

O estudo foi composto por 27 enfermeiros, com 85,2% do sexo feminino, 33,3% com idade de 21 a 30 anos, e 66,7% com tempo de serviço de 1 a 10 anos. Em relação a orientações sobre manutenção do PD, 66,7% dos enfermeiros, responderam que receberam orientações e destes, 55,5% informaram que estas foram fornecidas pela CIHDOTT; Sobre à identificação da suspeita de ME, 74,0% se consideram aptos a identificá-lo. Entretanto, avaliando número de alternativas corretas a respeito dos sinais indicativos de ME percebeu-se que essa não era a realidade. Sobre a assistência prestada, 96,2% dos sujeitos sentem-se aptos a oferecer cuidados de enfermagem aos pacientes em suspeita de ME. Porém, quando questionados sobre suas atribuições no cuidado ao PD, houve um equívoco por parte dos enfermeiros que também optaram por alternativas referentes às competências médicas.

Discussão e Conclusões

A equipe de enfermagem deve saber identificar o PD e reconhecer as alterações fisiológicas da ME, possibilitando o manuseio adequado deste. Treinamentos a respeito da fisiologia da Morte Encefálica deve ser uma constante nos serviços de saúde, visando uma melhor assistência e maior viabilidade de órgãos e tecidos para possíveis doações.

Palavras Chave

Assistência de Enfermagem, Enfermagem, Morte Encefálica, Educação Continuada.

Área

Enfermagem

Instituições

FACULDADE ESTÁCIO SÃO LUÍS - Maranhão - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES - Maranhão - Brasil

Autores

POLIANNA COSTA SANTOS, HELOÍSA ROSÁRIO FURTADO OLIVEIRA LIMA, SILVIA HELENA CARDOSO ARAÚJO CARVALHO, DAYDYLLANNEE GONÇALVES ALENCAR SILVA, JOSILENE BARROS SILVA, LUCIA SILMARA SOARES ARAÚJO