BARREIRAS E CONQUISTAS PERPASSADAS NA MANUTENÇÃO DE UM POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS NA SRPA DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE SÃO LUÍS-MA
Hodiernamente, o transplante de órgãos e tecidos é uma alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento de diversas doenças, determinando melhoria na qualidade e na perspectiva de vida de muitos pacientes acometidos de patologias crônicas (BRASIL, 2009). Os primeiros transplantes do Maranhão foram realizados em 2000, com a inauguração da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO). Este estudo objetivou listar as barreiras e apresentar as conquistas perpassadas por um profissional de enfermagem na manutenção de um potencial doador (PD) de órgãos e tecidos em um centro cirúrgico de um hospital público de São Luís-MA. .
Trata-se de um relato de experiência.
: Dentre as barreiras enfrentadas, podemos listar: notificação tardia do PD; parada cardíaca antes da abertura do protocolo de Morte Encefálica (ME); falta de acesso venoso central (sem uso de drogas vasoativas); ineficiência de uma hidratação venosa contínua; dificuldade na abertura e conclusão do protocolo de ME; falta de exames de rotina e acolhimento familiar tardio. Conquistas: identificação precoce do PD; otimização das repercussões fisiológicas, que abrange a manutenção do PD; diminuição do tempo de notificação/agilidade em informar a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIDOTT); redução no tempo de solicitação dos exames laboratoriais e colhimento familiar.
Diante do exposto observa-se a relevância de um profissional de enfermagem qualificado, conhecedor dos desafios apresentados no processo de doação-transplante.Vale ressaltar, que mesmo em situações adversas é possível prover uma manutenção satisfatória do PD em ambientes ora inadequados.
Doação de órgãos; Transplantes de órgãos; Cuidados de enfermagem.
Enfermagem
Universidade Federal do Maranhão - Maranhão - Brasil
SOCORRO DE MARIA MACHADO REIS, CLÁUDIA SOUSA FIDELIS