Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sistemas computacionais de gerenciamento de doação e transplantes em outras nações

Introdução

Este estudo tem como propósito a revisão de pesquisas realizadas no âmbito dos sistemas de gerenciamento de listas de espera para transplantes de órgãos e tecidos, a distribuição e o acompanhamento evolutivo pós-transplante com o intuito de levantar informações que possam auxiliar no aprimoramento do sistema informatizado brasileiro.

Material e Método

Trata-se de um levantamento realizado através de busca bibliográfica online de trabalhos realizados sobre sistemas, concernente a algum tipo de gerência sobre o processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos humanos, tais como a inscrição de potenciais receptores; o cadastro de potenciais doadores em vida ou para aqueles que apenas manifestam sua vontade, e para doadores em morte encefálica ou coração parado; o gerenciamento da distribuição e alocação de enxertos; e o acompanhamento do evolutivo pós-transplantes. Este estudo utiliza o método de revisão integrativa.

Resultados

O trabalho busca identificar em outras nações quais etapas do processo de doação e transplante de órgãos e tecidos são gerenciadas por meio da informática em saúde e como cada ferramenta contribui para o aprimoramento da execução da política de transplantes. Também busca identificar como é feita a garantia e isenção das ações, contemplando as diferentes necessidades da população e ao mesmo tempo como asseguram o sigilo das informações em saúde dos envolvidos no processo.

Discussão e Conclusões

Espera-se encontrar sistemas em outros países mais abrangentes que o Sistema Informatizado de Gerenciamento (SIG), em uso no Brasil, e também ferramentas que gerenciem apenas algumas etapas do processo como um todo. Poderão ser necessárias melhorias na aplicação brasileira, baseadas na pluralidade dos achados pelo mundo.

Palavras Chave

Informática em saúde; transplantes; sistemas

Área

Multidisciplinar

Instituições

COORDENAÇÃO-GERAL DO SISTEMA NACIONAL DE TRANSPLANTES - Distrito Federal - Brasil

Autores

JAMIR ALVES CAIXETA JUNIOR, ROSANA REIS NOTHEN, JOSELIO EMAR DE ARAUJO QUEIROZ, JAIRO LUIZ SILVEIRA FILHO, JAQUELINE VIANA SANTOS