A UTILIZAÇÃO DE RINS OFERTADOS PELA CENTRAL NACIONAL À UM CENTRO TRANSPLANTADOR DA CIDADE DE SÃO PAULO
O papel fundamental da Central Nacional de Transplantes, é “gerenciar a alocação de órgãos e tecidos entre Estados, em conformidade com a lista nacional de potenciais receptores, procurando otimizar as condições técnicas de preservação, transporte e distribuição, considerando os critérios estabelecidos na legislação em vigor, de forma a garantir o melhor aproveitamento dos órgãos disponíveis e equidade na sua destinação. O método mais prático para aumentar a disponibilidade de órgãos para o transplante renal em curto prazo envolve o uso de doadores considerados limítrofes. A portaria 2.600 de 2009 fala que poderão ser utilizados doadores com critérios expandidos, com o objetivo de contribuir para a redução do tempo de espera em lista para transplantes de órgãos de doadores falecidos.
A pesquisa foi realizada através de documentos enviados pela Central de Transplantes de São Paulo, repassadas pela Central Nacional de Transplantes, através de e-mail ou fax, contendo todas as informações sobre o doador e descrição cirúrgica dos rins ofertados, bem como o motivo da não utilização nos Estados de origem. Foram analisados o perfil dos doadores ofertados entre janeiro de 2014 e dezembro de 2015, num período de 2 anos, além do motivo da não utilização do órgão pelo Estado de origem.
Observamos que 70% dos órgãos ofertados correspondem a doadores de critério expandido ou limítrofes, justificando a sua recusa em seus Estados de Origem, sendo que em 90% dessas ofertas foram recusadas pelo tempo de isquemia elevados.
É necessário uma logística adequada para distribuição de órgãos pelo país, para que viabilizemos transplantes com menor tempo de isquemia, e melhorar a qualidade de informações dos doadores.
Transplante renal; Transplante; Doação de Órgãos; Doador de Critério Expandido.
Enfermagem
HOSPITAL DO RIM FUNDAÇÃO OSWALDO RAMOS - São Paulo - Brasil
RICARDO VICTOR FELIX DA SILVA, WALQUIRIA APARECIDA DE SIQUEIRA SANTANA, LAIS MORAES GASPAROTO, JOSE OSMAR MEDINA PESTANA