Participação da Força Aérea Brasileira no transporte de órgãos e equipes de transplante, Brasil, 2016
A Força Aérea Brasileira - FAB participou do Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde desde 2001 realizando transportes de órgãos e equipes de transplante. Em 2016, com a publicação do Decreto nº 8.783/2016 foi firmado um Termo de Execução Descentralizada –TED com objetivo de viabilizar a realização de missões aéreas indenizáveis, contribuindo com a logística de transporte de órgãos em território nacional. O objetivo foi descrever o número e o custo das missões autorizadas pela Central Nacional de Transplantes - CNT realizadas pela FAB, bem como o número de membros de equipes, órgãos e tecidos, transportados em 2016.
As informações foram coletadas na base de dados da CNT e tabuladas em Excel e o custo das missões calculado com base na prestação de contas enviada pela FAB.
Em 2016 foram realizadas 141 missões, destas 136 (96,5%) foram pelo TED com um custo total de R$3.130.757,73. Foram transportados 631 itens, destes 390 (61,8%) foram membros de equipe, 177 (28,1%) órgãos, 57 (9%) materiais de apoio e 7 (1,1%) tecidos. Dos órgãos transportados pela FAB, 48 (27%) foram corações e 03 (5%) pulmões, já as companhias aéreas comerciais, não realizaram nenhum transporte de pulmão e apenas 04 (0,1%) de coração de um total de 1023 órgãos transportados no mesmo período.
Desta forma, entende-se que o apoio da FAB no transporte é de extrema relevância principalmente para captação de órgãos com tempo de isquemia curto, como coração e pulmão. Entretanto, considerando o alto custo deste transporte, é imprescindível que o acionamento das missões FAB seja feito com parcimônia, uma vez que estas somente devem ser acionadas em caráter complementar, não isentando a co-responsabilidade dos estados em prover a logística de transporte conforme legislação vigente.
Transporte, FAB, CNT
Multidisciplinar
Ministério da Saúde - Distrito Federal - Brasil
Fernanda Santos Bordalo, Edilamar Barbosa Rodrigues, Michele Lucy Bezarra Havro Costa, Gislaine Aparecida Amaral De Albuquerque, Rismaria Mendes Rodrigues De Castro, Patricia Gonçalves Freire Dos Santos, Rosana Reis Nothen