Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A compreensão da equipe multiprofissional das UTI’s de um Hospital Notificante, sobre o protocolo de Morte Encefálica e o processo de doação de órgãos e tecido.

Introdução

O processo para o diagnóstico de morte encefálica (ME) é caracterizado pela equipe multiprofissional como uma atividade complexa. Desse modo é imprescindível que todos os profissionais envolvidos tenham conhecimento para realizar a assistência com sucesso

Material e Método

Estudo descritivo-quantitativo de análise do conhecimento da equipe multiprofissional das UTI’s de um hospital notificante. Os dados foram obtidos através de um questionário sociodemográfico e autoexplicativo. Analisados em planilha Excel.

Resultados

Participaram 93 colaboradores, predominando o gênero feminino com 83,87% com média de idade 31,1 anos, com tempo médio de atuação nas unidades de 3,25 anos e em média 7,15 anos de formação profissional. Destes 51,61% possuem especialização. A média de acertos geral do estudo foi de 92,36%. Tendo a equipe de enfermagem como população predominante, 66,66%. Sendo que 44,44% dos demais participantes demonstraram participação ativa.

Discussão e Conclusões

Após a análise dos resultados obtidos do respectivo estudo, pode-se observar que o conhecimento multiprofissional desse serviço é satisfatório, justificando assim os números registrados na instituição relacionados a taxa de conversão em doação, recusa familiar e ausência de escapes dos últimos anos.

Palavras Chave

Equipe Multiprofissional, Doação de Órgãos, UTI, Conhecimento.

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Santa Rita - Parana - Brasil

Autores

Mariza Aparecida Souza, Amália Assaiante Bozeli, Jhoisy Ikegami Miranda, Luciana Cristina Costa, Vivianne Cristina Boareto Toniol, Luis Otávio Sanches Silva