Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Consulta De Enfermagem No Ambulatório De Pré-Transplante Renal Doador Falecido

Introdução

A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do Enfermeiro, visando preparação dos pacientes para realização do transplante. Trata-se de relato da implantação da consulta de enfermagem aos portadores de DRC, em acompanhamento ambulatorial para transplante de rim doador falecido atendidos no Hospital da Universidade Federal de Uberlândia. A necessidade desta implantação surgiu devido vários problemas: falta de conhecimento dos pacientes da logística do transplante, cadastro técnico desatualizado e complicações clinicas pós transplante.

Material e Método

O enfermeiro estabelece um elo de comunicação através de uma linguagem adequada a cada indivíduo, avaliando o de maneira holística. Realiza anamnese através de um roteiro estruturado direcionado às informações sobre doenças de base e principais fatores de riscos. Promove ações educativas orientando os pacientes sobre toda a logística do transplante. Solicita exames laboratoriais e de imagem conforme protocolo. Ao realizar todos os exames, a enfermeira reúne os resultados e agenda consulta com o medico transplantador. Após avaliação clinica e checagem dos exames pelo medico, é determinado aptidão ou não do candidato. Estando apto, a enfermeira realiza o cadastro do paciente no sistema nacional de transplante.

Resultados

Percebe-se que ao realizar educação em saúde, obtém-se desfechos positivos, permitindo intervenções de enfermagem e de forma individualizada atender as necessidades do paciente.

Discussão e Conclusões

O atendimento individualizado através da consulta de enfermagem mostrou que o paciente chegava à unidade para ser submetido ao transplante mais consciente de todo o processo, sendo capaz de buscar mecanismos de enfrentamento da doença com mais segurança, melhorando a adesão ao tratamento adotado e a qualidade de vida nessa etapa.

Palavras Chave

Enfermagem

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal de Uberlandia - Minas Gerais - Brasil

Autores

Fabiana Silva, Janaina Lamim Rezende, Deusdelia Dias Magalhães, Richarlisson Borges Morais, Heleno Batista Oliveira