Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Início do processo de adaptação transcultural do instrumento de avaliação psicossocial pré-trasplante SIPAT – Stanford Integrated Psychosocial Assessment for Transplantation para uso no Brasil

Introdução

A importância da avaliação psicossocial pré-transplante tem ganhado destaque mundialmente. Um grupo de pesquisadores americanos desenvolveu o instrumento SIPAT para avaliação pré-transplante, que avalia conhecimento do candidato acerca do adoecimento, transplante, suporte social, psicopatologia e estilo de vida. Ao final apresenta pontuação específica e orientações para cada caso.

Material e Método

O presente estudo consiste na adaptação transcultural do instrumento SIPAT para o português brasileiro, segundo as diretrizes propostas por Beaton: a) tradução inicial; b) síntese das traduções; c) retro-tradução; d) revisão do comitê de especialistas; e) pré-teste da escala.

Resultados

Solicitou-se autorização do autor principal para a adaptação transcultural do instrumento para o português brasileiro. Após obtenção da mesma, obteve-se o consentimento da chefia da Unidade de Transplantes de um centro transplantador de referência no Brasil. Realizou-se o envio da autorização formal assinada para o autor do instrumento, e foram decididos métodos e etapas do estudo. Delineou-se o desenho da pesquisa e optou-se por três tradutores na fase 1, sendo um especialista no inglês e dois profissionais de saúde.

Discussão e Conclusões

Até o momento o estudo possui resultados parciais. Espera-se através da adaptação transcultural propiciar aos profissionais de saúde de centros transplantadores por todo o Brasil um instrumento que contemple as lacunas existentes no preparo psicossocial para o transplante, compreendendo o conhecimento do paciente sobre o procedimento, adesão, estilo de vida, suporte social, e contando com pontuação final e recomendações para cada caso através de diretrizes do instrumento, visando promover maiores chances de sucesso nos transplantes realizados.

Palavras Chave

transplante renal, psicologia, avaliação psicossocial, equipe

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Carolline Mara Veloso Rangel