Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Associação entre KDPI e Disfunção Inicial do Enxerto em Receptores de Transplante Renal

Introdução

Disfunção inicial do enxerto (DGF) é a necessidade de hemodiálise na primeira semana pós transplante. Sua incidência em nosso meio é alta e vários fatores relacionados ao doador e a preservação do enxerto estão relacionados ao desenvolvimento de DGF. Recentemente a comunidade transplantadora tem adotado o KDPI (Kidney Donor Profile Index) que utiliza 10 características do doador para determinar o risco associado a perda do enxerto de doador falecido.
O objetivo deste estudo é analisar a associação entre DGF e KDPI em receptores de transplante renal de doador falecido

Material e Método

Realizamos estudo retrospectivo, de centro unico. Foram incluídos no estudo todos os pacientes que realizaram transplante renal de doador falecido no período entre janeiro de 2009 a dezembro de 2015 e cujos doadores apresentavam todos os dados disponíveis para calculo do KPDI. Os pacientes foram divididos em 3 grupos: KPDI < 60% (grupo 1), KPDI 61-84% (grupo 2) e KPDI > 85% (grupo 3). As taxas de DGF foram calculadas para cada grupo.

Resultados

No período estudado 701 pacientes realizaram transplante renal de de doador falecido em nossa instituição. Foi possível calcular retrospectivamente o KDPI em 274 pacientes (39,08%). A incidência total de DGF nos pacientes com KPDI foi de 68,5%. A incidência de DGF entre os grupos foi de 59,1% no grupo 1, 72,3% no grupo 2 e 83,1% no grupo 3 (p< 0,001).

Discussão e Conclusões

A incidencia de DGF foi fortemente associada a doadores com alto KDPI (> 85%), o que está de acordo com estudo prévios onde receptores de transplanter renal de doadores de critérios expandidos apresentaram maior incidência de DGF. O KPDI parece ser, em nosso meio, uma ferramenta útil para prever DGF em receptores de transplante renal de doador falecido

Palavras Chave

Transplante Renal
Disfunção Inicial do Enxerto
KDPI

Área

Rim

Instituições

Faculdade de Medicina da Universidade do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Serviço de Nefrologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Adriana Reginato Ribeiro, Matheus Bassan Chenta, Priscila Prada, Joao Batista Castro Filho, Roberto Ceratti Manfro