Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Qualidade no processo de doação de órgãos e tecidos:Estratégias de melhorias

Introdução

Ao longo dos anos, alguns países como Espanha, Portugal, Estados Unidos e dentre outros vem buscando melhorar as taxas de doadores efetivos Objetivo: Apresentar estratégias de melhorias que tenham impacto no gerenciamento do processo de doação de órgãos sólidos para transplantes.

Material e Método

Trata-se de quantitativa e descritiva, desenvolvido juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina e Centrais de Transplantes de dois estados do Brasil um deles na região Sul e outro na região Norte do país. Estratégias: 1° Diagnóstico de cada unidade hospitalar com maior perfil para notificar possíveis doadores. 2° Definir indicadores para acompanhar os resultados relacionados ao processo de doação nessas instituições. 3°Desenvolver metas de trabalho da equipe considerando cada etapa do processo de doação e a 4° Realizar um plano de trabalho para alcançar as metas, 5°Gerenciamento das mortes ocorridas nas unidades de paciente críticos e 7° Educação permanente constante. Essa proposta de trabalho segue o Modelo de Gestão de qualidade da Organização Nacional de Transplantes da Espanha.

Resultados

Estado do Sul, notificação em 2014(54,6)pmp, (16,6)pmp doadores efivos, recusa (45%), em 2016 (85,6)pmp, (30,9)pmp doadores efivos, recusa (33%). Estado do Norte em 2014(46,2)pmp, (5,6)pmp doadores efivos, recusa (66%), em 2016 (56)pmp, (6,9)pmp doadores efivos, recusa (44%).

Discussão e Conclusões

A implantação das estratégias de gestão de qualidade tem contribuído de maneira significativa no sentido de dar suporte para os gestores gerenciarem cada etapa do processo de doação de órgãos e seus resultados. Não podemos afirmar que essas estratégias contribuíram para melhoria nos resultados. Contudo, permitem oportunidades de melhorias no cenário do processo de doação

Palavras Chave

Enfermagem, Transplantes, Equipe de saúde, Qualidade.

Área

Enfermagem

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

NEIDE SILVA KNIHS, LENY PASSOS, HELEN CRISTINE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO, GLAUCIA REPULA, GISLAINE FUSCO DUARTE, NATHALIA CRISTINA NUNES MORAES, Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, Ogli Beatriz Bacchi Souza, ADRIANA MIGUEL