Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS DE UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE SÃO LUÍS-MA

Introdução

A doação de órgãos e tecidos é tema de interesse das políticas públicas de saúde, devido o grande número de pessoas que aguardam em filas de espera para garantir-lhes a sobrevivência e qualidade de vida. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil dos potenciais doadores de órgãos e tecidos de um Hospital de Urgência e Emergência de São Luís-MA.

Material e Método

Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, com dados coletados a partir de relatórios de atividade mensal da CIHDOTT do hospital estudado no período de 2010 a 2016.

Resultados

Foram realizadas 195 (100%) notificações de potenciais doadores, com maior incidência na faixa etária de 19 a 40 anos (44,5%) e predominância do sexo masculino (70%). Em relação às injúrias que justificaram o diagnóstico de morte encefálica, o traumatismo cranioencefálico apresentou-se como principal causa (46,7%), seguido do acidente vascular encefálico (34,3%). Do total de notificações, foram realizadas 110 (56,4%) entrevistas familiares, sendo que destas 81% foram negadas e apenas 19% foram convertidas em positiva familiar.

Discussão e Conclusões

As variáveis de faixa etária, sexo e causa da morte encefálica corroboram com demais estudos sobre a temática doação-transplante; No entanto, quando comparados os números de notificações, entrevistas realizadas e doações autorizadas durante o último decênio, observa-se a deficiência no processo executado nesta unidade hospitalar, pois há uma discrepância em relação a unidades de outros estados da federação. Desta forma, faz-se necessário a utilização destes resultados para o aprofundamento de informações limitantes aos problemas apresentados e implantação de medidas de intervenção para melhoria dos números no hospital estudado.

Palavras Chave

Doação de tecidos; Transplante de órgãos; Morte Encefálica.

Área

Multidisciplinar

Instituições

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS - Rio de Janeiro - Brasil, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS - Rio Grande do Sul - Brasil, HOSPITAL MUNICIPAL DJALMA MARQUES - Maranhão - Brasil

Autores

POLIANNA COSTA SANTOS, HELOISA ROSÁRIO FURTADO OLIVEIRA LIMA, ANGELA INÊS BRITO VEIGA, HIAGO SOUSA BASTOS, GASTON HECTOR GARCIA, LEONARDO OLIVEIRA LIMA, MARCELE SIMÕES MAGALHÃES, ALINE TAVARES MACHADO SILVA