Manejo clínico-cirúrgico de fístulas após transplante de pâncreas-rim simultâneo.
As fístulas após TSPR impõem grande morbimortalidade e altas taxas de perda de enxerto. Sua incidência varia de 5-30% na literatura. Descrevemos 6 casos, 2 dos quais tratados de maneira inédita, com bom desfecho.
Foram realizados 23 TSPR. 6 evoluíram com fístula. A coleta das informações foi retrospectiva. Foram coletados o intervalo entre transplante e aparecimento da fístula, débito médio da fístula, tipo de intervenção e intervalo entre intervenção e resolução da fístula. O diagnóstico de fístula foi dado pelo valor da amilase da secreção do dreno/ferida em 5 casos. Em 1 caso o diagnóstico foi dado em relaparotomia.
O tempo de aparecimento das fístulas foi 8, 15, 15, 16, 17 e 90 dias. Um paciente foi submetido a sutura primária do orifício fistuloso sem sucesso, com posterior necessidade de pancreatectomia. Um paciente foi a óbito por ruptura de anastomose arterial. Um paciente foi tratado exclusivamente com dieta de alta absorção, com fechamento da fístula em 10 dias. Em três pacientes realizamos by-pass jejuno ileal em y de roux para exclusão do enxerto do trânsito entérico, com sucesso no fechamento da fístula em dois casos. Em um dos casos o paciente foi a óbito por motivo não relacionado ao transplante antes que o bypass pudesse surtir efeito.
O implante extraperitoneal do enxerto pancreático oferece vantagem ao implante intraperitoneal em caso de fístula, evitando a contaminação da cavidade. O by-pass jejuno ileal para tratamento das fístulas é uma modalidade inédita de tratamento de fístula pancreática\entérica após TPRS. Apresenta a vantagem de permitir dieta via oral com menor impacto no débito da fístula e melhor aporte nutricional.
transplante rim-pâncreas ; fístula entérica; fístula pancreática
Rim/Pancreas
INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF.FERNANDO FIGUEIRA - Pernambuco - Brasil
ARTHUR FOINQUINOS KRAUSE, MARIA EDUARDA P. CARNEIRO DE ALBUQUERQUE, AMARO MEDEIROS DE ANDRADE, RUY DE LIMA CAVALCANTE NETO, CRISTIANO SOUZA LEÃO