Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Modelo de pontuação de risco define novas variáveis associadas ao risco imunológico em pacientes transplantados renais

Introdução

A estudo de novos biomarcadores para a prevenção de rejeição, como MICA e HLA-G, duas moléculas MHC-I não clássicas, pode ser útil na predição de prognóstico no transplantes renais. Enquanto o HLA-G é associado a respostas de imunossupressão, MICA está relacionado a resposta imune induzida pelo estresse.

Material e Método

A amostra total foi composta por 67 pacientes submetidos a transplantes renal, 32 pacientes com doença renal crônica nunca transplantados e 73 controles. No total, 48 variáveis foram coletadas do pré-transplante até três meses após a cirurgia. Os níveis de sHLA-G e sMICA foram quantificados pelo método ELISA, enquanto os genótipos do gene MICA e HLA-G foram determinados por PCR–SSOP e SBT, respectivamente. As principais variáveis pré-transplante (DSA total, DSA contra doador selecionado, transplantes prévios, transfusões sanguíneas prévias, mulheres multíparas e terapia de indução com ATG) capazes de discriminar pacientes com maior ou menor risco em desenvolver rejeição deram origem ao Modelo de Pontuação de Risco, o qual demonstrou ter potencial na discriminação de pacientes com rejeição.

Resultados

O genótipo MICA-129 Met/Met foi associado a pacientes de baixo risco imunológico, enquanto níveis elevados de sMICA apresentaram associação positiva com pacientes de maior risco em desenvolver rejeição. Foi observada forte associação do genótipo HLA-G*01:01P/G*01:04P a indivíduos alto produtores de sHLA-G. Logo HLA-G*01:04 possivelmente tenha a relação de dominância em relação ao alelo HLA-G *01:01P.

Discussão e Conclusões

O modelo proposto e a caracterização de genótipos MICA tem potencial na discriminação de pacientes com alto ou baixo risco imunológico. Porém, a influência de HLA-G na manutenção do aleoenxerto em pacientes de baixo risco ainda deverá ser explorada em futuras análises.

Palavras Chave

HLA-G,MICA,Imunologia

Área

Rim

Instituições

Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Vanessa Hauer, Matilde Risti, Geórgio Fernanda Gelmini, Bruna Laís de Miranda, Carolina Maria Pozzi, Fabiana C Contieri, Maria Graça Bicalho