Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Arbovirose em transplantados renais: impacto da imunossupressão na apresentação, prevalência e desfecho clínico em centro único do nordeste brasileiro.

Introdução

: As arboviroses transmitidas pelo mosquito do gênero Aedes, como dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV), são consideradas importante desafio para a saúde pública. Esses vírus compuseram a tríplice epidemia viral de grande relevância clínica e econômica que atingiu o território brasileiro há cerca de dois anos. Até o presente momento, as características clínicas e epidemiológicas dessas enfermidades nos pacientes imunossuprimidos foram pouco esclarecidas. Dessa forma nosso estudo visa descrever a prevalência, manifestações clínicas e desfecho das arboviroses nessa população.

Material e Método

Estudo transversal, incluindo todos os pacientes submetidos a transplante renal no Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (IMIP) admitidos no período entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016 com sinais e sintomas sugestivos das arboviroses em questão. Os casos foram notificados conforme os critérios da vigilância epidemiológica nacional e realizada coleta de amostra sanguínea para confirmação diagnóstica por meio de PCR (reação em cadeia da polimerase) ou sorologia, conforme o tempo de início dos sintomas. Foi realizada análise retrospectiva dos prontuários dos casos confirmados e coleta de dados para análise estatística. Resultados: Foram notificados 44 pacientes com resultados ainda em análise.

Resultados

Foram notificados 44 pacientes com resultados ainda em análise.

Discussão e Conclusões

Em uma avaliação preliminar, foi observado tempo mais prolongado dos sintomas sistêmicos e do rash cutâneo. Não houve nenhum caso de óbito, perda do enxerto ou quadro neurológico grave. A imunossupressão não teve impacto na sobrevida do enxerto e na mortalidade, mas contribuiu para o aumento significativo da morbidade clínica.

Palavras Chave

TRANSPLANTE RENAL, IMUNOSSUPRESSÃO, DENGUE, ZIKA, CHICKUNGUNYA, ARBOVIROSE

Área

Infecção

Instituições

IMIP - Pernambuco - Brasil

Autores

WERUSKA MEIRA DE AMORIM, BARBARA SOUZA LUZ PRAZERES, TIAGO LUIZ LAGEDO FERRAZ, SAMUEL DE ALENCAR CAVALCANTE, JOAO MARCELO MEDEIROS DE ANDRADE, RUY DE LIMA CAVALCANTI, AMARO MEDEIROS DE ANDRADE