Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PARCERIA ACERTIVA ENTRE O SERVIÇO DE NEUROLOGIA DO HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA E A COMISSÇÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTE

Introdução

Em 2014, após várias reuniões da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) com o serviço de neurologia do hospital, foi criado um protocolo interno para otimizar o processo de investigação de diagnostico de morte encefálica (ME). Apesar dos avanços, ainda persistia um entrave com relação ao início do protocolo após a retirada da sedação (dormonid e fentanil), pois se aguardava 24 horas para iniciar o processo de investigação. Em dezembro/ 2016 em parceria com a CIHDOTT o serviço de neurologia fez uma revisão do protocolo de ME, e passou a adotar as diretrizes da AMIB/2016. O objetivo desse estudo é demonstrar a importância da atuação da equipe multidisciplinar no processo de avaliação clínica de pacientes com suspeita de ME.

Material e Método

Estudo retrospectivo, comparando os números de notificação de potencial e doações efetivadas entre setembro a novembro /2016 com dezembro/2016, janeiro e fevereiro/2017.

Resultados

O estudo mostrou que houve um aumento de 30 para 44 no número de protocolos fechados, de 9 para 17 em relação ao número de doações efetivadas. E uma diminuição do número de pacientes com Glagow=3 que não se conseguia abrir protocolo de 23 para 19.

Discussão e Conclusões

Um trabalho de parceria e diálogo faz com que todo o processo seja desenvolvido de forma sistemática e uniforme. A adoção de um protocolo institucional beneficia não somente a equipe que se guia por ele, mas otimiza o tempo de espera da família para uma definição do diagnóstico. Além de diminuir o risco de instabilidade hemodinâmica, proporcionando uma melhor qualidade dos órgãos e tecidos a serem transplantados.

Palavras Chave

Parceria
CIHDOTT
Neurologia

Área

Coord. Tx / Ética

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

MÁRCIA MARIA VITORINO SAMPAIO PASSOS, FERNANDA MARTINS MAIA, ANA GABRIELA CÉSAR MAGALHÃES, ANTÔNIA CÉLIA DE CASTRO ALCÂNTARA, SUZANA MARIA AQUINO NUVEN FURTADO, ALBACLEUMA SILVA AGUIAR, ALINE NABUCO MOREL, TEREZA MÔNICA DE SOUZA LIMA, , LEILENE VASCONCELOS CARDOSO, MARIA SANDRA CARNEIRO, MARIA ODILA GOMES BESSA, ROSA GOMES ANDRADE, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA