Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Diagnósticos de Enfermagem para Pacientes em Diagnóstico de Morte Encefálica: relato de experiência.

Introdução

Os diagnósticos de enfermagem (DE) apresentam os atuais e os potenciais problemas que acometem o paciente, assim proporcionam a base para as intervenções de enfermagem. Destarte, identificar os principais DE referentes aos pacientes em diagnóstico de morte encefálica (ME) faz-se premente para que este tenha condições de se tornar um doador, caso seja viável e, mediante autorização familiar, diante disso este resumo objetiva apresentar os DE identificados para paciente em diagnóstico de ME de um hospital público do Paraná.

Material e Método

Relato de experiência, utilizando a Teoria de Wanda de Aguiar Horta e a Taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA).

Resultados

A implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na instituição em questão é objeto de um projeto de extensão desde 2008. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) é integrante desse projeto e, por meio de discussão entre seus membros, elencaram 13 DE, que foram reduzidos para 10 após raciocínio clínico, sendo relacionados com: pressão intracraniana, glicemia, temperatura, integridade tissular, volume de líquidos, perfusão renal, débito cardíaco, troca de gases, desequilíbrio eletrolítico e controle de infecção.

Discussão e Conclusões

O enfermeiro deve gerenciar e oferecer os cuidados intensivos ao paciente em diagnóstico de ME com foco nos principais problemas que este pode apresentar em decorrência da sua condição. Conclui-se que os DE identificados podem contribuir para a resolução dos problemas mais frequentes do paciente em diagnóstico de ME, contribuindo para que, em caso de doação de órgãos/tecidos, exista maior qualidade dos órgãos/tecidos transplantados.

Palavras Chave

Diagnóstico de enfermagem; morte encefalica

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) - Paraná - Brasil

Autores

Joelma Suto Terencio, Cristiane Etel Costa Becker, Débora Cristina Ignácio Alves, Elaine Fátima Padilha, Fabiana Severino Kupka, Francielli Brito da Fonseca Soppa, Francielly Vanessa Correa, Francislene Aparecida Biederman, Gelena Lucineia Gomes da Silva Versa, Gisele Yumi Hoshino Gonçalves, Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Leila Gorete Santos de Souza, Lizandra de Oliveira Ayres, Maricleia Sauer Neto, Mayra Moreira Sorrilha, Rafael Muniz de Oliveira, Reginaldo Passoni dos Santos, Sara Priscila Carvalho Treccossi, Solange Rotitski, Thiago Dal Molin, Virginia Fagherazzi