Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Aspectos biopsicossociais de um paciente transplantado de rim e de pâncreas

Introdução

O presente estudo caracteriza os elementos do diagnostico global (DG) aplicados à uma mulher acometida pelo diabetes que evoluiu com graves complicações e recebeu enxerto pancreático e renal. Assim, busca-se expor os aspectos biopsicossociais dessa paciente, com a finalidade de proporcionar melhor entendimento sobre alguns aspectos fundamentais que envolve os transplantes de órgãos.

Material e Método

Entrevista com paciente do sexo feminino, 48 anos, transplantada de rim e pâncreas. Os relatos foram gravados em dispositivo de mídia mediante autorização da entrevistada e logo depois foi realizada a transcrição do conteúdo.

Resultados

Foi relatada elevada perda visual e de alguns dedos dos pés, o que levou ao isolamento social, por temer cair enquanto andasse pelas ruas. Mesmo com o tratamento, a paciente apresentou insuficiência renal, passando por quatro anos de sessões hemodialíticas. Foi cadastrada na lista de transplantes. Feito o transplante, foi re-operada por complicações duas vezes, em uma delas passou vinte e oito dias na UTI. Após doze anos, os órgãos transplantados funcionam sem necessidade de insulina ou hemodiálise.

Discussão e Conclusões

A paciente tinha muitos medos sobre o procedimento falhar, mesmo sabendo que poderia aumentar sua sobrevida. Sobre isso, Persch et al (2013) afirmam que as variáveis psicossociais vinculadas ao transplante apresentam peso significativo para o receptor e familiar, uma vez que os envolvidos experimentam receios, medos e preocupações acerca do procedimento cirúrgico e o que o envolve. Conclui-se, portanto, a importância de utilizar os elementos do DG como ferramentas, permitindo alcançar a essência na relação medico-paciente, estabelecendo uma relação de confiança que aumenta as possibilidades de sucesso da terapêutica aplicada.

Palavras Chave

#aspectosbiopsicossociais #pacientetransplantado

Área

Rim/Pancreas

Instituições

Search Results Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Adria Aline Alves Monteiro, Felipe Lima Alcolumbre Tobelem, Fernanda do Nascimento Rodrigues, Aurileide Noronha Queiroz Coutinho, Evelyn de Paiva Faustino, Silvia Regina da Cruz Migone