Checklist de Cirurgia Segura no Transplante Hepático: revisão integrativa
O Checklist de cirurgia segura tem como função evitar complicações e diminuir a morbi-mortalidade de paciente que são submetidos a procedimentos operatórios. Considerando que o transplante hepático é uma das cirurgias mais complexas do arsenal cirúrgico e sua incidência no Brasil tem aumentado, existe a necessidade de Checklist com cuidados específicos para esse paciente. Desse modo, objetivou-se identificar e avaliar as evidências disponíveis na literatura que subsidiariam a criação de um Checklist de Cirurgia Segura no transplante hepático.
Revisão integrativa de literatura, que utilizou em português, inglês e espanhol os seguintes descritores: Período Intraoperatório, Centros Cirúrgicos, Transplante de Fígado, Gestão de Segurança, Segurança do Paciente, Segurança e Lista de Checagem. A busca foi realizada nas bases de dados LILACS, PUBMED, SCIELO, SCOPUS, WEB OF SCIENCE e CNIHAL, no qual foram analisados todos os artigos encontrados até janeiro de 2017.
Identificou-se o total de 449 artigos. Após leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 20 artigos para compor a revisão integrativa. Verificou-se que a maioria dos artigos que abordam o cuidado do paciente, eram de especialidades médicas como cirurgiões e anestesiologistas.
Constatou-se um baixo número de publicações que envolvem a temática segurança do paciente no transplante hepático, existindo necessidade de mais publicações especialmente pela enfermagem. Sendo a enfermagem uma profissão com grande responsabilidade no planejamento e execução do cuidado integral ao paciente, que são de extrema importância para sua recuperação, a assistência de enfermagem deve ser ofertada de forma contínua nas diferentes unidades hospitalares.
Lista de Checagem. Transplante de Fígado. Período Intraoperatório.
Enfermagem
Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Schirley de Espindola, Keyla Cristine do Nascimento, Neide da Silva Knihs