Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Flash- Mob/ Pit-Stop “Sou doador de córneas e minha família sabe – Avise a sua!”: Relato de Experiência

Introdução

Com 27 anos de existência, o Banco de Olhos HCFMRP/USP trabalha para promoção, divulgação e esclarecimento da população sobre a importância da doação de córneas, atendendo sua finalidade principal de disponibilizar tecidos oculares humanos para o transplante óptico, bem como finalidades terapêuticas e científicas. Portanto, incentivar e esclarecer a aceitação para doação de córneas de forma acessível à toda sociedade é essencial para atender os pacientes que esperam pelo transplante de córneas. Objetivo. Narrar as experiências das campanhas idealizadas e desenvolvidas pelo Banco de Olhos HCFMRP/USP, assim como, sua efetividade.

Material e Método

Ao final do ano de 2015 os eventos foram organizados, no cruzamento das principais avenidas da cidade, com devidas liberações. Foram confeccionadas camisetas, canetas, faixas, folders com o logo da campanha e ainda, uma mascote (boneco em forma de olho), carro de som, entrega de picolés, brindes e balões. O evento também contou com a presença do corpo de bombeiros, celebridades, jornalistas, autoridades locais e a participação de vários funcionários do HCFMRP/USP e alunos da Liga de Transplante da Escola de Enfermagem (LiTOT-EERP/USP), que juntos desenvolveram uma coreografia em cada fechamento de sinal.

Resultados

Os eventos tiveram grande repercussão, estimando ter alcançado mais de 5.000 mil pessoas que passaram no local, estendendo a discussão e relevância da causa nas TV’s e rádios locais. No ano de 2016 o Banco de Olhos recebeu o “Premio Destaque Transplante e Captação de Órgãos 2016” pelo número de captações no período.

Discussão e Conclusões

Acredita-se que o aumento no números de doações são reflexos dos investimentos educacionais realizados por meio de campanhas educativas para conscientização da população.

Palavras Chave

banco de olhos, doação de córneas, campanhas educativas

Área

Multidisciplinar

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Kátia Carmen Gabriel Scarpelini, Erica Urias Reis, José Maurício dos Santos Pereira , Solange Alexandre, Sidney Julio de Faria Souza