Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INDICE DE RISCO DO DOADOR DE RIM (KDRI): UM SISTEMA PARA PREVER A SOBREVIDA DO ALOENXERTO RENAL

Introdução

SISTEMAS COM BASE EM DADOS CLÍNICOS, FORAM PROPOSTOS PARA AVALIAR A QUALIDADADE DO RIM DOS DOADORES FALECIDOS E PREVER O RISCO DE FALENCIA DO ALOENXERTO. RECENTEMENTE, O INDICE DE RISCO DO DOADOR DE RIM (KDRI), UMA VERSAO REFINADA DO ESCORE ECD (DOADOR DE CRITÉRIO EXPANDIDO) FOI INTRODUZIDO NOS ESTADOS UNIDOS, POR RAO’S E COLABORADORES, VISANDO A UTILIZACAO DE RINS NÃO APENAS DE DOADORES COM CRITERIOS PADRAO, E ASSIM OTIMIZAR A DESPROPORCAO ENTRE OFERTA E DEMANDA

Material e Método

EM ESTUDO RETROSPECTIVO DE UM CENTRO DE TRANSPLANTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, DURANTE O PERÍODO DE 2011 A 2016, APLICAMOS O KDRI EM 44 RECEPTORES DE TRANSPLANTE DOADOR FALECIDO E COMPARAMOS COM A SOBREVIDA EM NOSSO SERVIÇO.

Resultados

O KDRI FORNECE-NOS UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA ROBUSTA DO DOADOR FALECIDO. EM NOSSA AMOSTRA A MAIOR PARTE PONTUOU ENTRE 0,79 – 0,96, COM ESTIMATIVA DE 12,6 ANOS. AQUELES COM ESCORE DE 1,15 A 1,45 OU MAIS, EVOLUÍRAM NECESSIDADE DE HEMODIÁLISE NO PRIMEIRO ANO PÓS TRANSPLANTE COMO ESPERADO.

Discussão e Conclusões

TRANSPLANTE RENAL É RECONHECIDO MUNDIALMENTE COMO GRANDE AVANÇO NA MEDICINA POR SER A MELHOR OPÇÃO DE TRATAMENTO PARA A DOENÇA RENAL CRONICA ESTÁGIO TERMINAL JÁ QUE FAVORECE MELHOR QUALIDADE E GANHO DE SOBREVIDA QUANDO COMPARADO AO PACIENTE EM TRATAMENTO DIALÍTICO. RINS PROVENIENTES DE DOADORES FALECIDOS COM CRITÉRIOS EXPANDIDOS (DCE), NÃO APENAS COM CRITÉRIO PADRÃO, VEM SENDO UTILIZADOS COM INTUITO DE AUMENTAR A OFERTA RENAL. AVALIAR A EXPECTATIVA DO ENXERTO DE ACORDO COM O KDRI, UM SISTEMA DE PONTUAÇÃO BASEADO EM 10 CARACTERÍSTICAS DO DOADOR E 4 PARÂMETROS CORRELACIONADOS AO TRANSPLANTE(ISQUEMIA FRIA, HLA/MISMATCHING,TRANSPLANTE RIM ÚNICO,DUPLO OU BLOCO) E COMPARAR COM A SOBREVIDA ENCONTRADA NO SERVIÇO.

Palavras Chave

KIDNEY DONOR RISK INDEX(KDRI), DOADOR CRITÉRIO EXPANDIDO(DCE), TRANSPLANTE RENAL,

Área

Rim

Instituições

Irmandade Santa Casa de Sao Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

BIANCA CRISTINA CASSAO, PEDRO HENRIQUE DE FREITAS AMARAL, DANIELA PRISCILA DEMETRIO, GIOVANA WANSSA, EURITA VIEIRA CARDOSO PEREIRA NETA, SHEILA PATRICIA LOPES ROCHA, NATHALLY BASTON, LUIZ ANTONIO MIORIM, JOSE FERRAZ SOUZA