Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Teste de Apneia para Diagnóstico de Morte Encefálica: elaboração de um procedimento assistencial padrão.

Introdução

O teste de apneia é uma etapa do diagnóstico de morte encefálica (ME), que foi criado em 1997 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da resolução 1480. Devido à descrição bastante sucinta do teste de apneia na referida resolução, no momento da sua execução se observa a existência de muitas dúvidas, diante disso este resumo busca apresentar o procedimento assistencial padrão (PAP) desenvolvido para melhor detalhar os passos para execução do teste de apneia de um hospital público no Paraná.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

O PAP foi elaborado em abril de 2014 por iniciativa da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e contou com a participação de representantes médicos, de enfermagem e da fisioterapia dos setores do Pronto Socorro (PS) e da Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTIA). No PAP foram acrescentados: a necessidade da presença do enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de laboratório durante a execução do teste, bem como os parâmetros de ventilação e gasometria necessários, os sinais vitais mínimos para início do teste, todos os passos da execução, a indicações para interrupção do teste e interpretação dos resultados obtidos. O PAP criado foi encaminhado para aprovação do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná, obtendo parecer favorável.

Discussão e Conclusões

A falta de padronização e conhecimento do procedimento pode levar à falha de execução do teste, acarretando lacunas e dúvidas nos profissionais. Conclui-se que o PAP permitiu a padronização técnica do procedimento de forma clara e objetiva, podendo com isso minimizar os desvios de execução e contribuir para a redução de dúvidas dos profissionais envolvidos.

Palavras Chave

Apnéia; Morte Encefálica.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) - Paraná - Brasil

Autores

Elaine Fátima Padilha, Cristiane Etel Costa Becker, Fabiana Severino Kupka, Francielly Vanessa Correa, Francislene Aparecida Biedermann, Gelena Lucineia Gomes da Silva Versa, Gisele Yumi Hoshino Gonçalves, Joelma Suto Terencio, Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Leila Gorete Santos de Souza, Lizandra de Oliveira Ayres, Maricleia Sauer Neto, Mayra Moreira Sorrilha, Rafael Muniz de Oliveira, Reginaldo Passoni dos Santos, Sara Priscila Carvalho Treccossi, Solange Rogitski, Thiago Dal Molin, Virginia Fagherazzi