Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Transplante hepático em pacientes com situs inversus - pediátrico e adulto, Revisão das opções técnicas.

Introdução

O "situs inversus" é uma anomalia anatômica rara tendo já sido considerada uma contraindicação para o transplante hepático. Constituí-se no defeito da orientação global resultando em uma imagem espelhada da disposição normal dos órgão internos, com uma incidência de um para 4000-20.000 nascimentos. Devido a sua raridade e complexidade se apresenta como um desafio cirúrgico. A atresia de vias biliares é a indicação mais frequente de transplante hepático na criança e pode estar associada com esta anomalia.

Material e Método

Analisamos o resultado do transplante de fígado em 3 pacientes portadores de "situs inversus", duas crianças e um adulto.

Resultados

As duas crianças eram portadoras de atresia de vias biliares, uma menina de 7 meses e um menino de 10 meses, ambos foram submetidos a transplante de fígado com doador vivo recebendo o segmento lateral esquerdo como enxerto. O paciente adulto tinha 39 anos e era portador de colangite esclerosante. Recebeu um enxerto inteiro de doador falecido.

Discussão e Conclusões

A técnica para implante do enxerto parcial na criança não requer maiores modificações. A posição do enxerto praticamente não se modifica. A reconstrução biliar é feita utilizando hepaticojejunostomia, normalmente a indicação é a atresia de vias biliares. Já no paciente adulto recebendo enxerto inteiro, a melhor alternativa é a rotação em 90 graus no sentido horário do enxerto e a utilização da veia cava inferior infra-hepática para drenagem venosa. A reconstrução biliar sugere-se que seja feita também através da hepaticojejunostomia para evitar acotovelamento do ducto biliar. Apesar de se constituir um desafio cirúrgico, o transplante de fígado em pacientes com "situs inversus", uma vez conhecidos as opções técnicas, é viável e apresenta excelentes resultados.

Palavras Chave

Transplante de fígado; situs inversus

Área

Fígado

Instituições

Hospital de Clínicas UFPR - Paraná - Brasil, Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Julio Cesar Wiederkehr, Mauro Rafael Igreja, Henrique Aguiar Wiederkehr, Nelson Gonçalves, Marcelo Scheidelmantel Nogara, Barbara Aguiar Wiederkehr, Maira Godoy, Camila Draggo, Andrew Maykon Massutti