Avaliação de aspectos psicológicos em transplante cardíaco: Um estudo de revisão.
O número de transplantes cardíacos realizados no Brasil vem crescendo no decorrer dos anos. Paralelamente tem se intensificado a preocupação da equipe multiprofissional com a sobrevida, os aspectos emocionais e a qualidade de vida destas pessoas, com o objetivo de propiciar o melhor resultado possível a estes pacientes.
Foi realizada uma revisão de literatura das pesquisas realizadas nos últimos 10 anos sobre a avaliação de aspectos psicológicos no transplante cardíaco em adultos. Foi utilizada a seguinte estratégia de busca no PUBMED: ("heart transplantation"[MeSH Terms] OR ("heart"[All Fields] AND "transplantation"[All Fields]) OR "heart transplantation"[All Fields]) AND ("Psychol Assess"[Journal] OR ("psychological"[All Fields] AND "assessment"[All Fields]) OR "psychological assessment"[All Fields]).
Foram encontrados 33 artigos. Todos foram lidos na íntegra e 30 artigos foram selecionados por serem estudos cuja população era adulta e porque associava questões psicológicas a transplante cardíaco. 16 estudo eram transversais e 14 longitudinais, sendo 4 estudos retrospectivos e 10 prospectivos.
Apesar da variedade de pesquisas não há uma padronização dos instrumentos que avaliam as questões psicossociais. A maioria dos estudos apontam para uma qualidade de vida ruim durante a espera pelo órgão a ser transplantado, e a uma melhora no pós transplante especialmente quando tem desenvolvido estratégias de enfrentamento e suporte social. Demonstram ainda a importância da avaliação de aspectos psicossociais desses pacientes, pois podem ser preditores de qualidade de vida e adesão ao tratamento.
Transplante cardíaco, avaliação psicológica, aspectos psicossociais, qualidade de vida.
Pulmão/Coração/Uti/Anestesia
Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil
Erika Chára, Bartira de Aguiar Roza, Rita Simone Lopes Moreira, Samantha Mucci