Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Determinação da Efetividade da Atenção Farmacêutica em Pacientes Transplantados Renais: um Ensaio Clínico Randomizado

Introdução

A não-adesão aos imunossupressores é um fator crítico associado com aumento das taxas de disfunção e perda do enxerto. O estudo teve como objetivo avaliar o impacto da atenção farmacêutica na adesão ao tratamento com imunossupressores em um ambulatório de Transplante Renal no sul do Brasil.

Material e Método

ECR prospectivo e controlado, que incluiu 64 pacientes selecionados através dos critérios de elegibilidade, randomizados para a intervenção (grupo 1; n=32) ou para o controle (grupo 2; n=32). A adesão ao tratamento foi aferida através de autorrelato utilizando a Escala BAASIS© Entrevista e através da aferição dos níveis sanguíneos de tacrolimo.

Resultados

Utilizando o método indireto autorrelato, nos 6 primeiros meses pós-transplante os pacientes do grupo intervenção apresentaram maior adesão ao tratamento imunossupressor, 90,6% vs. 53,1%, p=0,03. No mês 12 a adesão ao tratamento imunossupressor foi de 87,5% no grupo intervenção vs. 59,4% no grupo controle, p=0,02. A adesão ao tratamento com tacrolimo aferida através da dosagem do fármaco no sangue total apresentou diferença no mês 4, 96,4% (grupo 1) vs. 77,8% (grupo 2), p=0,04. Nos demais tempos dosados não houve diferença significativa. Análise de sobrevida global de 12 meses mostrou associação entre não-adesão aferida pelo autorrelato e episódio de rejeição aguda (RA), p=0,008. Não houve diferença significativa nas taxas de RA entre os grupos analisados.

Discussão e Conclusões

O presente estudo indica que os pacientes que receberam os cuidados do farmacêutico pesquisador juntamente com o atendimento clínico de rotina mostraram uma melhora significativa da adesão ao tratamento. A inserção do farmacêutico nas equipes de transplante desponta como oportuna e relevante.

Palavras Chave

Atenção Farmacêutica, Adesão ao Tratamento, Imunossupressores.

Área

Rim

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Diego Gnatta, Elizete Keitel, Larissa Sgaria Pacheco, Isabela Heineck