Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Everolimus na citomegalovirose e tuberculose em transplantados renais

Introdução

Imunossupressão ideal ainda é um ponto em constante busca como Santo Graal na nefrologia de transplante renal. O uso de everolimus associado a tacrolimus desde o início do transplante tem sido demonstrado eficaz na prevenção de doença por citomegalovírus (CMV) e na imunossupressão em alguns trabalhos, mas ainda não sedimentado na literatura.

Material e Método

Neste trabalho retrospectivo incidência de rejeição aguda, infecção por CMV e tuberculose (TBC), além de sobrevida de enxerto de pacientes em uso de everolimus (G1) ou myfortic (G2), associado a tacrolimus e prednisona, foi avaliado. Os pacientes em uso de everolimus utilizaram tacrolimus em dose mais reduzida. Transplantados renais em um período de um ano foram incluídos neste estudo.

Resultados

Em G1 e G2 foram avaliados 36 e 23 pacientes, com mediana de 247 [173-309] e 203 [136-240] dias de seguimento, 39 [29-46] e 37[25-48] anos de idade, sendo 69% e 22% induzidos com timoglobulina e 25% e 61% com basiliximab, respectivamente. Não houve diferença estatística de rejeição aguda, infecção por CMV, infecção por TBC (apesar de maior tendência no G1), sobrevida de enxerto e do paciente, entre os grupos. Ao avaliar os pacientes transplantados com doador falecido em uso de everolimus (30) ou myfortic (16), não houve diferença significativa em tempo de isquemia fria e função tardia de enxerto.

Discussão e Conclusões

O uso de everolimus como proposto neste trabalho demonstrou eficácia e segurança em relação a rejeição aguda, tendência a prevenção de CMV, e a maior incidência de TBC. Tal associação demonstra boa estratégia em proteção contra a infecção por citomegalovírus. Entretanto a presença de um caso de TBC no grupo em uso de EVL aventa uma possível fraqueza deste esquema que deve ser confirmada ou não por mais estudos.

Palavras Chave

Transplante Renal
Citomegalovírus
Tuberculose

Área

Infecção

Instituições

Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen - Santa Catarina - Brasil, Hospital Santa Júlia - Amazonas - Brasil

Autores

André Barreto Pereira, Julia Jaqueline Mendonça Gonçalves