Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Agradecimento ao Familiar de Doador de Órgãos/Tecidos: relato de experiência com base em carta personalizada

Introdução

O gesto da doação de órgãos/tecidos é algo muito importante, pois sem ele muitas pessoas não poderiam ser salvas por meio dos transplantes, normalmente os familiares do doador não têm contato com os receptores, diante disso cabe aos mediadores deste processo, agradecer os familiares pela doação, diante disso a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de um hospital público do Paraná adotou como prática o envio de carta de agradecimento aos familiares de doadores de órgãos/tecidos com conteúdo personalizado, por entender que um texto padrão é muito impessoal e o objetivo deste resumo é descrever esta nova prática.

Material e Método

Relato de experiência.

Resultados

A CIHDOTT em questão já encaminhava cartas de agradecimento aos familiares de doadores desde 2015, com texto padrão, sendo substituídos apenas alguns dados, porém após reuniões entre seus membros nos quais se realizou estudo de artigos científicos sobre acolhimento e luto, a CIHDIOTT, em 2016, mudou sua prática e passou a enviar carta de agradecimento personalizada. Para a elaboração da carta, os membros da CIHDOTT que acompanharam a família no processo de doação discorrem informações específicas ocorridas no processo, de modo que normalmente a carta possui duas páginas. O envio da carta é realizado pelo correio, após 30 dias da doação, sempre endereçada ao familiar responsável pela autorização da doação.

Discussão e Conclusões

Acredita-se que cartas personalizadas podem contribuir para otimização do vínculo entre CIHDOTT e familiares de doadores, estimulando a humanização. Conclui-se esta nova prática incorporada pela CIHDOTT pode ser muito útil para o enfrentamento do luto dos familiares de doadores de órgãos/tecido.

Palavras Chave

Relações profissional-familia; carta.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital do Universitário do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Elaine Fátima Padilha, Cristiane Etel Costa Becker, Fabiana Severino Kupka, Francielly Vanessa Correa, Francislene Aparecida Biederman, Gelena Lucinéia Gomes da Silva Versa, Gisele Yumi Hoshino Gonçalves, Joelma Suto Terencio, Julieta Edilourdes dos Santos Souza, Leila Gorete Santos de Souza, Lizandra de Oliveira Ayres, Maricleia Sauer Neto, Mayra Moreira Sorrilha, Rafael Muniz de Oliveira, Reginaldo Passoni dos Santos, Sara Priscila Carvalho Treccossi, Solange Rigitski, Thiago Dal Molin, Virginia Fagherazzi