Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise da vitalidade endotelial corneana nos globos oculares submetidos à cirurgia prévia de LIO, captados e analisados pelo Banco de Olhos HCFMRP/USP

Introdução

A cirurgia para implante de Lente Intraocular (LIO) é comumente utilizada em pacientes que apresentam catarata. Trata-se da substituição do cristalino opaco por outro artificial (lente) rígido. O ato cirúrgico do implante consiste na quebra e aspiração do cristalino opaco, utilizando um aparelho de ultrassom ou laser. Após a retirada da catarata, por meio de uma pequena incisão na córnea, a lente é introduzida e colocada na câmara posterior do olho. Estas manobras realizadas no procedimento cirúrgico podem levar ao sofrimento e morte endotelial. Objetivo. Analisar e computar microscopicamente a vitalidade endotelial corneana dos tecidos submetidos à cirurgia prévia de LIO, captados e analisados pelo Banco de Olhos HCFMRP/USP.

Material e Método

Entre dezembro/2013 a dezembro/2015, no Banco de Olhos, os globos oculares captados que apresentavam LIO foram identificados e preservados em “Optisol-GS”, seguindo os procedimentos operacionais padrões da instituição. As córneas preservadas foram analisadas em Microscópio Óptico Comum (40x) e após realizado contagem celular endotelial em microscópio especular.

Resultados

Foram captados 29 globos oculares com LIO no período, após preservação, análise e contagem celular 21 apresentavam condições de viabilidade óptica para transplante (> 2.000 mm²).

Discussão e Conclusões

A densidade endotelial se dá pela contagem de células presente no endotélio corneano (mm²). Nas córneas com resultados maiores que 2.000 células (por mm²) terão finalidade óptica para transplante, as com menor resultado terão finalidade terapêutica. Estes resultados também dependem de outros fatores, como por exemplo, cicatrizes e incisões dentro da área corneana a ser transplantada (Graft 8mm). Este estudo sugere que existe vitalidade endotelial em córneas submetidas a cirurgia de LIO previamente.

Palavras Chave

Cirurgia LIO, córneas

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Alexandre C Corsi, Kátia Carmen Gabriel Scarpelini, Sidney Julio de Faria Sousa