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XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Estratégias educativas utilizadas na educação básica para a conscientização dos alunos sobre a temática doação/transplante de órgãos e tecidos humanos: revisão integrativa da literatura

Introdução

A negativa familiar para autorizar a doação de órgãos e/ou tecidos é de 43% no Brasil, o que ressalta a necessidade de incluir este conteúdo no decorrer da formação escolar da criança e do adolescente, visando a conscientização da população, uma vez que estes são propagadores na sociedade. Objetivo. Mapear as estratégias educativas utilizadas para a conscientização de escolares da educação básica, crianças e adolescentes, do ensino fundamental e médio, sobre a temática Doação/Transplante de Órgãos e Tecidos Humanos.

Material e Método

Trata-se de uma revisão integrativa. A busca de artigos ocorreu no portal PubMed nas bases de dados: SCOPUS, CINAHL, EMBASE, Web of Science, LILACS, BDENF, ADOLEC, indexados nos últimos 26 anos.

Resultados

Identificou-se 1330 estudos. Após critérios de leituras por títulos, resumo e artigo na íntegra, a amostra final foi de 14 artigos que descrevem 11 intervenções educativas, sendo: dinâmica de grupo; vídeo educativo; palestra com profissionais da área; palestras com candidatos, receptores e familiares que doaram os órgãos para transplante; web site interativo; folder explicativo; peça de teatro; intervenção educativa realizada pelos professores em sala de aula; literatura sobre a temática (fábula); criação de desenhos; premiações como incentivo, dessas, observou-se uma repetição seriada (aleatória) de 35 vezes, dentro de salas de aulas da Educação Básica de 6 países diferentes.

Discussão e Conclusões

Torna-se clara a positividade de investir na educação de tal grupo, executando e criando ferramentas compatíveis e compreensíveis por meio do diálogo, no intuito de conscientizá-los e familiarizá-los acerca da temática, facilitando assim, tomada de decisão futura de ao aceitar, ou não, a doação de órgãos e/ou tecidos para transplante.

Palavras Chave

Educação em Transplante, Crianças e Adolescentes, Educação Basic

Área

Multidisciplinar

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Elton Carlos de Almeida, Sônia Maria Villela Bueno, Débora Goes, Manoel Antônio dos Santos