Morte encefálica e manutenção do potencial doador: impressões e aprendizado de um acadêmico de medicina em estágio extracurricular em uma Organização de Procura de Órgãos (OPO)
O potencial doador precisa de um diagnóstico de morte encefálica (ME) rápido e preciso para uma boa manutenção. Exames que demonstrem inexistência de atividade cerebral são imprescindíveis. Visto a importância, busca-se expor as experiências de um acadêmico de medicina em um estágio extracurricular na Organização de Procura de Órgãos, proporcionado pela Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos do Pará.
Relato de experiência de um acadêmico de medicina, a partir de um estágio no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Ananindeua-PA, baseado nas impressões do acadêmico, registrada em anotações para análise.
Quatro pacientes foram acompanhados e todos evoluíram para morte encefálica, sendo realizados exames clínicos, discussão dos casos com abordagem dos exames laboratoriais e de imagem, explicação sobre abertura de protocolo de ME e manutenção do potencial doador também foram explanadas. Além disso, foi oportunizado o acompanhamento do comunicado da equipe medica sobre a morte encefálica do paciente à família.
Estudos com acadêmicos de medicina do primeiro ao sexto ano na Universidade do Estado de São Paulo mostrou que 56% nunca assistiram cursos que tratassem do tema, demonstrando falta de alicerce em conhecimento técnico desses estudantes (GALVÃO et al., 2007). Além disso, Amaral et al. (2002) encontrou que 44% dos professores da Escola de Ciências Médicas de Santos/UNILUS não sabia diagnosticar a morte encefálica, o que torna compreensível a formação de novos profissionais na área que não sabem as etapas necessárias para confirmação da ME. Conclui-se, o papel da liga acadêmica na complementação da formação profissional dos acadêmicos, proporcionando a capacitação para lidar com situações tão recorrentes como a morte encefálica.
#morteencefalica #relatodeexperiencia
Coord. Tx / Ética
Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil
Felipe Lima Alcolumbre Tobelem, Adria Aline Alves Monteiro, Fernanda do Nascimento Rodrigues, Alana Graziela Brasil Santos, Silvia Regina da Cruz Migone