Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Simulação realística instrumento de aprendizagem no transplante hepático: relato de experiência.

Introdução

No âmbito da Educação Continuada a simulação realística (SR) compreende uma técnica para ampliar experiências e tem a intenção de proporcionar um gerenciamento satisfatório de situação semelhante quando ocorrer num contexto real. Contempla: objetivos, fidelidade, solução do problema, apoio e feedback. Com isso, experimentou-se a SR no processo de transplante hepático (TH). Objetivo: Relatar a experiência de enfermeiros do bloco cirúrgico na realização da SR sobre TH, como estratégia de educação continuada.

Material e Método

Relato de experiência. Estudo baseou-se nos deficiências percebidas pela equipe multiprofissional do centro cirúrgico de um hospital estadual de referência em TH, no qual enfermeiros da equipe reuniram-se para discussão, organização do cenário e implantação da SR.

Resultados

Ministraram-se as temáticas: preparo da sala cirúrgica, cuidados de enfermagem no pré/intra operatório e transferência do paciente para unidade de terapia intensiva. Cada temática ganhou um cenário, denominado estação de simulação, propiciando aprendizagem de forma interativa, atrelando conhecimento teórico e prática. Participaram 42 profissionais, com 1 hora teórica, 1:30 de simulação e 30 minutos de discussão. Enfatizou-se a importância de todos na equipe, para que o procedimento ocorresse no tempo e com o resultado esperados.

Discussão e Conclusões

Ao final, analisaram-se falhas e dificuldades na execução dos procedimentos, colaborando com a proposta da SR de identificação e a reconstrução de condutas. Conclusão: A experiência da SR no TH atingiu seus objetivos e seu relato serviu de estímulo para o investimento desta metodologia na instituição.

Palavras Chave

Educação Continuada, Transplante Hepático, Enfermagem.

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini - Sao Paulo - Brasil

Autores

Maria Da Paz Amorim, Deyvid Fernando Amorim, Aline Correa Araujo