Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Gravidez no Transplante Renal: a experiência de um Centro Terciário

Introdução

A gravidez após o transplante renal é considerada de alto risco, associando-se a múltiplas complicações nefrológicas e obstétricas. A hipertensão arterial (HTA) e/ou proteinúria não controladas, a disfunção do enxerto e os episódios recentes de rejeição do enxerto (RE) antes da gestação são fatores de mau prognóstico.

Material e Método

Avaliação retrospetiva das complicações obstétricas e nefrológicas durante a gestação em transplantadas renais de 1 de Fevereiro 2007 a 28 de Fevereiro 2017, com seguimento em consultas de pós-transplante renal e nefrologia obstétrica do CHUC.

Resultados

Seis transplantadas renais com idade média 29,5 anos, sem episódios recentes de RE, tiveram gestação em média 4,87 anos após o transplante, sob tacrolimus/ciclosporina + corticoide aquando data da última menstruação para além de micofenolato de mofetil ou ácido micofenólico em 3 doentes, estes últimos suspensos. A gestação foi gemelar bicoriónica em 2 doentes. Entre as complicações destacam-se HTA crónica não controlada (3 doentes) e pré-eclâmpsia (2 mulheres com HTA crónica, uma com função normal do enxerto e outra com disfunção crónica – TFG 16,0 ml/min/1,73 m2 – e proteinúria 1,0 g/g antes da gestação). À exceção das doentes que desenvolveram pré-eclâmpsia, as restantes mantiveram função do enxerto normal, sem proteinúria na gravidez. Houve agravamento da função do enxerto após a gestação nos casos de pré-eclâmpsia. Outras complicações: prematuridade (4), cesariana (4), baixo peso ao nascer (3) e restrição do crescimento fetal (2).

Discussão e Conclusões

O controlo dos fatores de risco antes da gravidez nas doentes transplantadas renais e a vigilância das complicações materno-fetais mais frequentes nesta população é fundamental para o sucesso da mesma como os casos descritos ilustram.

Palavras Chave

Transplante renal
Gestação

Área

Rim

Instituições

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA - - Portugal, CLÍNICA UNIVERSITÁRIA DE NEFROLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA - - Portugal

Autores

Joana Silva Costa, Iolanda Ferreira, Nélia Bento, Ana Galvão, Catarina Romãozinho, Luís Freitas, Fernando Macário, Maria São José Pais, João Paulo Moura, Rui Alves, Arnaldo Figueiredo