Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PERIOPERATÓRIO DE TRANSPLANTE HEPÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O transplante hepático (TxF) é avaliado como um procedimento de alta complexidade, sendo necessária infraestrutura hospitalar e ampla capacitação profissional de todos os membros que compõe a equipe. O enfermeiro é essencial em todas as etapas do cuidado, devendo possuir uma visão holística do paciente e do processo. Diante do contexto objetivou-se relatar a experiência e visão do enfermeiro sobre o perioperatório e cuidados de enfermagem durante o transplante de fígado.

Material e Método

Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, acerca do processo perioperatório de TxF desenvolvido em um Centro Transplantador de Referência.

Resultados

Para ser submetido ao TxF, o receptor é preparado previamente por uma equipe multidisciplinar, caso preencha critérios clínicos o mesmo será alocado em lista de espera. O enfermeiro atua nesse processo desde a admissão, onde confere dados do receptor, do órgão, insumos, recursos humanos, drogas, equipamentos, além de administrar a dinâmica na dispensação de materiais e em possíveis intercorrências, prezando as ações em prol da segurança do paciente. Durante o procedimento dois momentos requerem especial atenção por parte da equipe, o implante e reperfusão do órgão. Ao término do TxF o enfermeiro avalia as condições clínicas e providencia a logística para transferência à unidade de alta complexidade. Ao ser admitido no pós operatório é prestada assistência intensiva, visando estabilizar o receptor e o sucesso do procedimento. Obtendo boa resposta ao TxF o paciente é encaminhado à enfermaria.

Discussão e Conclusões

O enfermeiro que atua nessa área deve ter o conhecimento de todas as etapas do TxF, isso facilitará o entendimento do processo. Deve também possuir habilidades para prestar assistência ao paciente crítico.

Palavras Chave

Transplante Hepático; Enfermagem; Transoperatório

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Geral de Fortaleza - Ceará - Brasil

Autores

Tomaz Edson Henrique Vasconcelos, Tamizia Cristino Severo Souza, Jessica Karen de Oliveira Maia, Larissa Rodrigues de Freitas, Priscila Nunes Costa Travassos, Celi Melo Girão, Italo Rigoberto Cavalcante Andrade