AVALIAÇÃO DOS DESFECHOS RELACIONADOS AO USO DE ENXERTOS RENAIS PROVENIENTES DE DOADORES DE CRITÉRIOS EXPANDIDOS
O uso de rins provenientes de doadores de critérios expandidos (DCE) tem sido uma estratégia utilizada para aumentar a disponibilidade de órgãos para transplante renal (TR).
O objetivo deste estudo é estudar o impacto do uso de órgãos DCE nos desfechos após o TR.
Foram estudados retrospectivamente os pacientes que receberam TR em centro único, no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2015. Foram analisadas incidência de disfunção inicial do enxerto (DGF) e de rejeição aguda (RA), as sobrevidas de pacientes e enxertos.
No período estudado 701 pacientes receberam TR de doador falecido, sendo 470 (67%) de doadores de critérios padrão (Grupo 1) e 231 (33%) de DCE (Grupo 2). Não foram observadas diferenças quanto à raça, gênero, cor do doador e receptor, doença de base, transplantes prévios, número de miss- matches HLA e imunossupressão. A incidência de DGF foi maior no grupo 2 (76,6% vs 64,7% ; p=0,002), o que impactou também em um período maior de internação hospitalar neste grupo (p< 0,02). Porém não houve diferença na incidência de RA entre os grupos (21% vs 21,1%; p=1,0). Também não houve diferença entre os grupos na sobrevida do enxerto no período estudado (p=0,355) e na sobreviva dos pacientes (p= 0,435).
Apesar de o grupo de pacientes que recebeu rins de doadores de critérios padrão terem apresentado menor incidência de DGF não houve impacto na sobreviva do enxerto e do paciente mostrando que a utilização de doadores de critérios expandidos é segura como estratégia para aumentar o número de rins transplantados.
Transplante Renal
Doador de Criterios Expandidos
Sobrevida do enxerto
Sobrevida do paciente
Rim
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Serviço de Nefrologia do Hospital de Clinicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Adriana Reginato Ribeiro , Matheus Bassan Chenta, Alessandra Rosa Vicari, Priscila Prada, João Batista Castro Filho, Roberto Ceratti Manfro