Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de experiência do grupo de Educadores em Diabetes no cuidado de pacientes do programa de transplantes

Introdução

O Diabetes Mellitus (DM) atualmente é considerado uma epidemia mundial. Estima-se que 1 a cada 11 indivíduos no mundo tem a doença. Tão comumente o diabetes está direta ou indiretamente associado à falência de órgãos evoluindo para o transplante. Além disso, há uma incidência de 2 a 53% no desenvolvimento do diabetes pós transplante (DMPT) mediado principalmente pelo uso dos imunossupressores.

Material e Método

Relato de experiência ambulatorial do grupo de educadores em diabetes no atendimento de pacientes do programa de transplantes em um hospital da cidade de São Paulo.

Resultados

São realizadas em média 25 consultas por mês de Educação em Diabetes. Como critério de inclusão pacientes que apresentam diabetes de difícil controle em uso de insulina ou não no pré ou pós transplante. Estes só serão considerados aptos a alta quando são capazes de controlar seus níveis glicêmicos e a seu autocuidado. Na consulta é coletado o histórico da doença e das comorbidades, averiguado o entendimento do paciente acerca do tratamento bem como sua adesão, hábitos dietéticos e de atividade física, avaliação clínica dos pés, orientação para realização de fundo de olho regularmente e cuidados com a insulinoterapia, bem como sua aplicação e controles glicêmicos regulares.

Discussão e Conclusões

O principal objetivo do grupo de educadores em diabetes é oferecer um serviço com excelência de qualidade aos pacientes. Esse profissional auxilia o paciente no entendimento da sua doença e age como um facilitador na adesão ao tratamento. Com isso os pacientes têm sua terapia otimizada, se beneficia com a melhora no estilo de vida, é rastreado e encaminhado a especialistas, evitando e ou reduzindo internações e os agravos relacionados ao diabetes.

Palavras Chave

Diabetes; Educação em Diabetes; Diabetes Pós Transplante; Transplante;

Área

Enfermagem

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Cristiane Rodrigues Couto, Priscila Borelli Pereira Leite, Eva Aparecida Yamada Yonezawa, Samira Scalso de Almeida