Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Fatores De Risco Identificados Pelo Enfermeiro Na Consulta De Enfermagem No Ambulatório Pré-Transplante Renal De Doador Falecido

Introdução

O transplante renal constitui a melhor opção terapêutica para a DRC porém, é necessário selecionar aqueles que preenchem os critérios, excluindo as contraindicação absolutas e promovendo orientações para uma melhor adesão ao processo. A consulta de enfermagem no pré-transplante permite identificar fatores de risco modificáveis que possam interferir no resultado do transplante e que podem ser previamente tratados ou minimizados.

Material e Método

Foram utilizados dados do formulário das consultas de enfermagem, onde estão inseridas informações pertinentes sobre os pacientes.

Resultados

Os resultados mostraram que 72% dos pacientes eram hipertensos, 48% diabéticos, 85% não praticavam atividade física, 64% estavam em sobrepeso, 25% eram tabagistas e 10% elitistas. Com relação ao conhecimento, 85% relatou desconhecer a logística do transplante renal, 75% dos pacientes atendimentos estavam inscritos em lista de transplante mas não tinham o conhecimento, 64% apresentaram baixo grau de escolaridade e 80% desconheciam o processo da doença.

Discussão e Conclusões

Através da consulta de enfermagem foram identificados fatores de risco modificáveis como cuidados de higiene inadequados, tabagismo, obesidade, sedentarismo e baixo grau de escolaridade. Ressalta-se que a intervenção de enfermagem individualizada, realizando funções educativas e promovendo a atenção e cuidado multidisciplinar para que a equipe possa acompanhar o paciente, minimizando estes potencias riscos é de suma importância para garantir êxito no pós-transplante. Além disso, a falta de conhecimento do paciente sobre o processo permitiu criar instrumentos de educação em saúde, através de uma linguagem clara e objetiva, fundamentada na relação dialógica com o paciente, direcionando-o ao efetivo autocuidado, resgatando sua dignidade e autoestima.

Palavras Chave

Consulta de enfermagem

Área

Enfermagem

Instituições

Universidade Federal de Uberlandia - Minas Gerais - Brasil

Autores

Fabiana Silva, Deusdelia Dias Magalhães, Nadaby Maria Jesus, Janaina Lamim Rezende, Richarlisson Borges Morais