Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Captação de rim para transplantes em doadores com coração parado: experiência inicial em Portugal.

Introdução

A legislação em Portugal assenta no princípio do consentimento presumido, com a exceção dos cidadãos que tenham manifestado contrário no Registo Nacional de não doadores. Dada a necessidade crescente de órgãos para transplantação, Portugal alterou a sua legislação para que fosse possível, à imagem de outros países da Europa, a captação de órgãos com doador em parada cardiocirculatória Maastricht Categoria II.
O objetivo desde trabalho é realizar uma reflexão sobre o sistema de doação de órgãos em Portugal, a partir das alterações da legislação de captação de órgãos, assim como analisar o impacto da nova legislação, relativamente ao aumento de número de rins captados e os resultados após o implante de órgãos oriundos desses doadores.

Material e Método

Estudo descritivo, exploratório, com dados retrospetivos dos órgãos captados de dadores em parada cardiocirculatória, no período de Julho de 2015 até Julho de 2017. As informação serão compiladas em planilha electrónica e submetidos à análise descritiva com confecção de tabelas de frequências, medidas de posição (média, mínimo e máximo) e dispersão (desvio-padrão). As estimativas serão realizadas em intervalos de confiança para médias e para proporções com 95% de confiança. Para associação das variáveis categóricas com os grupos será utilizado o teste qui-quadrado.

Resultados

Em Portugal, apenas os rins são implantados quando a fonte é doador em paragem circulatória. Desde 2015, foram captados 28 rins de 14 doadores em parada cardiocirculatória. Serão avaliados os dados dos doadores e os resultados após o implante renal, com relação à mortalidade, tempo de isquemia , diálise pós transplante e evolução da creatinina em um ano pós transplante.

Discussão e Conclusões

Em análise do banco de dados

Palavras Chave

Transplante de Rim. Doação de órgãos pós parada cardíaca.

Área

Rim

Instituições

Centro Hospitalar de São João - - Portugal, Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Mario Branco, Aires Moutinho, Pris Caroliny Oliveira