IMPORTÂNCIA DA MICROSCOPIA ESPECULAR EM BANCO DE OLHOS
Com aparecimento de novas técnicas cirúrgicas em transplantes de córneas e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no processo, , torna-se crucial a evolução paralela na qualidade dos tecidos corneanos ofertados pelos Bancos de Olhos no Brasil, contribuindo na qualidade dos transplantes e na reabilitação visual dos receptores. Comparar a contagem das células endoteliais de acordo com a faixa etária e verificar qualidade das células endoteliais de doadores jovens em relação a idosos. Alem de estudar números de pacientes com falência primaria antes e depois da utilização de rotina da microscopia especular pelos Bancos de Olhos do Ceará.
Estudo retrospectivo e comparativo a partir da análise de córneas captadas pelo Banco de Olhos do Ceará e distribuídas pela CNCDO-CE. Realizamos estudo comparativo entre diferentes faixas etárias e quantidade de células endoteliais, dividindo: GRUPO A: 14-39 anos, GRUPO B: 40-60 anos e GRUPO C: > 60 anos.
Das 1149 córneas captadas, 408 foram analisadas excluindo as córneas com registro incompleto,sorologia positiva e não preservadas. No GRUPO A obteve-se um valor de 2609 células, Grupo B 2612 células e Grupo C 2343 células.
Observou-se na microscopia especular que não houve diferença significativa na contagem de células endoteliais entre os grupos A, B e C. No entanto, alguns estudos apontam que córneas de doadores jovens tem significativamente avaliações melhores que doadores idosos. Este dado é muito importante para a utilização das Córneas de transplantes endotelial já que o procedimento fica mais fácil tecnicamente em córneas de 40 - 60 anos. A microscopia especular nos bancos de olhos do estado do Ceará é uma ferramenta que pode garantir a qualidade dos tecidos ofertados.
Transplante/Banco de Olhos/ Microscopia Especular
Enfermagem
banco de olhos do ceará - Ceará - Brasil
CLERIANE ADERALDO REIS, ELIANA RÉGIA BARBOSA DE ALMEIDA, LISIANE PAIVA ALENCAR, MARIA VANESSA TOME BANDEIRA DE SOUSA, SAMIRA ROCHA MAGALHAES, MARINEUZA ROCHA MEMORIA, NAIANA PACIFICO ALVES