Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Experiência Inicial da Atuação do Farmacêutico Clínico no Ambulatório de Pós Transplante Renal em Hospital Universitário do Sul do Brasil

Introdução

Os inibidores de calcineurina (ICs) são imunossupressores seletivos amplamente utilizados no transplante de órgãos.Esses medicamentos são potentes e apresentam uma janela terapêutica estreita com grande variabilidade farmacocinética, que requerem monitoramento terapêutico a fim de garantir a eficácia e miniminizar os efeitos adversos.A adesão e o uso correto desses medicamentos são fundamentais para o sucesso do transplante renal.Então, criamos um ambulatório para orientação e ajuste de dose de ICs em receptores de transplante renal e transplante conjugado rim e pâncreas.

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo de pacientes encaminhados ao ambulatório de ajuste de dose de ICs no período de 9 de junho de 2016 à 30 de março de 2017.Critérios para encaminhamento:pacientes com mais de 4 meses pós Tx, função renal estável e necessidade de retorno ambulatorial precoce apenas para ajuste da concentração sanguínea de ICs.Os exames (nível sérico dos ICs e creatinina) são avaliados pelo FC e por um médico da equipe. Os atendimentos são realizados pelo FC e acontecem em grupo.

Resultados

Foram realizados 32 atendimentos com total de 270 pacientes (média de 8,43 pacientes por atendimento) com 35 retornos ao grupo. 258 pacientes utilizavam tacrolimo (95,55%) e 12 ciclosporina (4,45%).269 pacientes eram transplantados de rim e 1 combinado rim/pâncreas.Foram atendidos 122 mulheres (45,18%) e 148 homens (54,81%).

Discussão e Conclusões

Dentre os cuidados e rotinas que o paciente deve seguir no pós Tx,impreterivelmente,está o uso adequado da terapia imunossupressora,essencial para o sucesso do transplante.O FC se tornou um componente necessário na equipe de transplantes sendo responsável pela assistência farmacêutica.Esse ambulatório mostrou-se uma ferramenta útil para a orientação e manejo das doses de ICs.

Palavras Chave

farmacêutico clínico

Área

Multidisciplinar

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Juliana da Silva Winter, Adriana Reginato Ribeiro, Jacqueline Kohut Martinbianco, Roberto Ceratti Manfro