O USO DE ATIVIDADE EM GRUPO PARA ABORDAGEM DE PACIENTES EM LISTA DE ESPERA PARA TRANSPLANTE HEPÁTICO
Em 2006 foi modificado um dos critérios de alocação de fígado para transplantes, o qual modificou-se o critério cronológico por MELD (Model for End Stage Liver Disease). Uma vez inscrito em lista de espera para transplante de fígado, o paciente precisa manter seu MELD atualizado para que possa concorrer a um órgão, na prática, de acordo com o valor alcançado do MELD existe uma validade fixa para o exame e a necessidade de atualização do exame junto à Central de Transplantes. O presente trabalhou buscou identificar o grau de conhecimento dos pacientes sobre o controle no MELD.
Participaram do grupo todos os pacientes inscritos em lista de espera para transplante hepático em abril de 2014 que estavam com MELD vencido, juntamente com a análise de questionário entregue para os pacientes.
Realizou-se a aplicação de um questionário direcionado antes e depois de encontro. Observou-se uma boa assimilação do conteúdo, uma vez que em todas as questões houve aumento médio de 30% de acertos. O resultado que mais chamou a atenção foi o relacionado à comunicação pós-coleta. Antes do encontro 47,8% dos pacientes responderam que deveria aguardar a consulta médica para informar o resultado, após a orientação 72,4% dos pacientes aderiram ao fluxo correto, comunicar a coordenação do transplante logo após a coleta.
Para adesão de fluxos contínuos de atendimento, o cliente deve receber orientações claras e acompanhamento, nesse sentido a enfermagem desempenha papel fundamental como educador em saúde.
Educação em Saúde. História do Transplante.
Enfermagem
Hospital de Transplante Euryclides de Jesus Zerbini - São Paulo - Brasil
Daiane Bezerra Neves, Valeria Gomes Nunes, Eliane Cristina Sabino, Deyvid Fernando Mattei, Maria Da Paz Amorim, Aline Correa Araujo