Paciente hipersensibilizada (PRA=99%) sem dessensibilização previa submetida à transplante renal doador falecido
O transplante renal para pacientes com altos níveis de anticorpos anti-HLA é um grande desafio pela difícil detecção de doadores compatíveis e alto custo terapêutico que geralmente não apresenta resultados satisfatórios.
Relatar o caso de paciente submetida à transplante renal, doador falecido (10/2016), evoluindo com rejeição mediada por anticorpo (RMA).
Paciente 35 anos, feminino, parda, DRC por provável nefroesclerose hipertensiva, em HD há 3 anos e 2 meses, PRA 99%, multípara, politransfundida e inscrita para transplante há 2 anos. Teve como doador vítima de queda com TCE grave, masculino, 28 anos. Compatibilidade no LOCUS DR, prova cruzada negativa e presença de DSA. Tempo de isquemia fria: 24h30min. Submetida à indução com Timoglobulina, MPS, FK e prednisona. Evoluiu com função retardada do enxerto por 15 dias, submetida à 5 sessões de HD. Biopsia renal, 8° PO, evidenciou C4D. 11° PO iniciou terapêutica para RMA, submetida à 5 sessões de plasmaférese e imunoglobulina. A partir do 14º PO apresentou melhora do débito urinário, creatinina (Cr) de 10,2 mg/dL, com redução progressiva das escórias a partir do 16° PO . Coletado PRA controle após as plasmaféreses, o qual evidenciou redução de anticorpos anti-HLA e PRA calculado de 87,0%. Alta hospitalar no 30° PO com diurese de 3200 mL em 24 horas e Cr de 2,03 mg/dL.
O caso mostra situação na qual o receptor encontrava-se em posição desfavorável para o transplante renal, dado o quadro de alta presença de anticorpos anti-HLA e DSA+ . Contudo, intervenção imediata, terapêutica eficaz e ágil, garantiu resposta e desfecho favorável. Demonstrando que pacientes hipersensibilizados, podem se beneficiar de resultados satisfatórios com o transplante, melhorando assim, a qualidade de vida.
Hipersensibilizado; Tx renal
Rim
Universidade Federal de Uberlandia - Minas Gerais - Brasil
Fabiana Silva, Janaina Lamim Rezende, Deusdelia Dias Magalhaes, Nadaby Maria Jesus, Heleno Batista Oliveira, Richarlisson Borges Morais