Registro de Doações Efetivas de Órgãos e Tecidos para Transplante de um Hospital Terciário
Considerando que o ano de 2016 foi marcado pelo crescente número de transplantes de órgãos no estado do Ceará,segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT 2016) ficou em sexto lugar no país e em primeiro lugar da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para se chegar a esse resultado, as equipes da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) foram essenciais para esse resultado.Diante do exposto, objetiva destacar o número de doações efetivadas no ano de 2016 em um hospital terciário, referência em emergência de Fortaleza/CE.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, onde foram analisadas 178 fichas de notificações de potenciais doadores, no período de janeiro a dezembro de 2016. Foram usadas as seguintes variáveis:entrevista familiar, consentimento familiar positivo, descrição dos órgãos captados e suas quantidades.
Das 178 notificações, foram realizadas 157 (88%) entrevistas. Destas, 77% foram favoráveis, percentual maior que o estadual que foi de 38%, segundo a RBT. Neste hospital foram captados 685 órgãos, sendo 01 pulmão (0,1%), 91 fígados (13,3%), 180 rins (26,3%), 389 córneas (56,8%), das 32 doações de coração neste período , 24(75%) foram captados neste local. A fila de córneas foi zerada. O Ceará realizou 1267 transplantes. Em todo estado foram 587 notificações, 30,3 % foi somente desse hospital.
O número de doações efetivas nesse hospital se deve essencialmente a equipe multiprofissional da CIHDOTT, pois possui qualidade no acolhimento e entrevista familiar, além de busca ativa e manutenção dos potenciais doadores junto aos demais profissionais da instituição, otimizando o processo de modo dedicado e capacitado. E a generosidade da famílias solidárias.
doação de orgãos, epidemiologia
Coord. Tx / Ética
instituto dr. josé frota - Ceará - Brasil
luiza erika de sousa silva costa, maria vanessa tome bandeira de sousa, samira rocha magalhaes, aline da conceiçao gonçalves nivoliers, ana cristina teles de figueredo, lisiane furtado paiva