Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MANUTENÇÃO HEMODINÂMICA DOS DOADORES FALECIDOS DE RINS

Introdução

Para que o enxerto ocorra com sucesso a manutenção do potencial doador é fundamental para a qualidade do transplante. Torna-se portanto necessário uma avaliação adequada de todos os potenciais doadores (PD). A enfermagem tem capacidade de avaliar todos PD, além de promover uma manutenção hemodinâmica que garanta a estabilidade até a efetivação da doação. Diante do exposto objetivou conhecer a hemodinâmica e o uso de drogas vasoativas dos doadores efetivos de rins.

Material e Método

É um estudo epidemiológico do tipo quantitativo e retrospectivo, realizado no terciário referencia em trauma, no período de janeiro a agosto de 2016. Tendo 124 potenciais doadores notificados, 58 doadores efetivos de rins. Os dados foram organizados e tabulados no programa Excel, versão 2010. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com o parecer nº 1.742.393

Resultados

A pesquisa identificou que a maioria era do sexo masculino, com faixa etária entre 21 a 30 anos, sendo o TCE por acidente automobilístico a principal causa de óbito. A hemodinâmica dos doadores de rins, mostrou alterações cardio respiratórias a PCR com 10%, onde 5% foram submetidos à desfibrilação. 100% fizeram uso de drogas vasoativas, sendo que 100% fizeram uso de noradrenalina,concomitantemente 2% usaram dobutamina e 19% usaram vasopressina. Quanto a análise dos sinais vitais 72% apresentaram-se estáveis hemodinamicamente e 28% estavam instáveis, mesmo com o uso de drogas vasoativas.

Discussão e Conclusões

Por todo o exposto, garante-se que o conhecimento do perfil hemodinâmico promoverá reflexos na qualidade do processo de cuidados e consequentemente efetivação de doações. Além de contribuir no conhecimento de profissionais que atuam área de transplantes.

Palavras Chave

Doadores renais. Hemodinâmica. enfermagem

Área

Enfermagem

Instituições

Instituto Dr José Frota - Ceará - Brasil

Autores

JANAÍNA SAMPAIO BEZERRA MELO E SILVA, SAMIRA ROCHA MAGALHAES DE ALENCAR, TAGLLA NATYELL Torres de Oliveira , LUIZA ERIKA DE SOUSA SILVA COSTA, MARIA VANESSA TOME BANDEIRA DE SOUSA, CLERIANE ADERALDO REIS