Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CONTRIBUIÇÕES DA LIGA ACADÊMICA DE TRANSPLANTE DE FÍGADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE

Introdução

As Ligas Acadêmicas (LA) proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos sobre determinada temática, baseando-se nos eixos Ensino, Assistência e Extensão. Este estudo teve como objetivo investigar a contribuição da LA de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (LATxHUOC) na formação em saúde e a satisfação dos participantes.

Material e Método

Foi realizada uma pesquisa quantitativa através de um questionário online com o auxílio da ferramenta Google Forms com ex-alunos da LATxHUOC que concordaram com o TCLE.

Resultados

Quarenta e uma pessoas responderam a pesquisa e todos (100%) afirmaram que a LATxHUOC contribuiu com a sua formação. Quando questionados sobre esta ser a sua primeira experiência em LA, 97,6% disseram que sim e 12,4% já haviam participado de outra. A interação multiprofissional acontece, segundo 75,6% dos pesquisados, mas ainda pode ser melhorada de acordo com os demais (24,4%). O processo de doação de órgãos e transplantes na graduação foi abordado de forma superficial de acordo com 53,7% dos participantes, porém 29,3% não teve esse conteúdo e 17,1% disse ter sido bem abordado. A LA atendeu as expectativas em 61% dos pesquisados, 31,7% disseram que não e 7,3% disseram que havia superado. Quanto a temática, 92,7% se sentiram estimulados a desenvolver pesquisas na área.

Discussão e Conclusões

A iniciativa que uma Liga Acadêmica propõe, pode contribuir para a formação e atuação profissional dos estudantes de saúde, promovendo a interdisciplinaridade e estimulando o interesse pela pesquisa na área, assim como, colabora para a educação permanente, conforme recomendam as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palavras Chave

Educação em Saúde; Transplante; Competência Profissional.

Área

Multidisciplinar

Instituições

Unidade de Transplante de Fígado-Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil

Autores

Maria Tayná Silva Feitosa, Ana Claudia Oliveira Moraes, Jaizyara Mary Silva, Paulo Sérgio Vieira Melo, José Olímpio Maia Vasconcelos Filho, Claudio Moura Lacerda