TRANSPLANTE HEPÁTICO DE DOADOR COM SITUS INVERSUS TOTALIS
Situs inversus é uma condição rara de causa desconhecida que ocorre em menos de 0,1% da população e caracteriza-se pela não rotação das vísceras durante o desenvolvimento embrionário. Uma operação padrão para o implante dos enxertos hepáticos dos doadores com situs inversus ainda não foi beb estabelecida.
relato de caso
Durante a retirada de órgãos de um doador jovem do sexo masculino, foi evidenciado que todos os órgãos da cavidade abdominal e torácica estavam em posições opostas, classificando o doador como situs inversus totalis. O fígado foi captado utilizando técnicas padrões. O receptor era uma paciente do sexo feminino com cirrose Child-Pugh C causada por doença de Wilson. Ela tinha um escore MELD de 32. A hepatectomia do receptor foi feita utilizando a técnica de piggyback modificada com preservação da veia cava e da confluência das veias hepáticas média e esquerda após a completa mobilização do fígado.O enxerto hepático foi colocado no campo cirúrgico e rodado 180º no próprio eixo. O tempo de isquemia fria foi de 314 minutos e o tempo de isquemia quente foi de 35 minutos. A reconstrução biliar foi colédoco-colédoco termino – terminal sem dreno. 37 meses após o transplante, as funções hepáticas permanecem normais sem complicações biliares ou rejeições.
O transplante de fígado de um doador com situs inversus totalis parece ser um procedimento cirúrgico seguro.
TRANSPLANTE DE FIGADO
DOADOR CRITERIO EXPANDIDO
SITUS INVERSUS
Fígado
UNIVERSIDADE FEDERAL DOC EARA - Ceará - Brasil
GUSTAVO REGO COELHO, RAFAEL SANTOS LINO, CARICA BIANCA CARMO DE MOURA, DANIELA RODRIGUES VASCONCELOS, LUCAS SOARES COELHO MARROCOS, JOSE FRANCISCO REGO E SILVA FILHO, JOSE ALBERTO DIAS LEITE FILHO, AMAURY DE CASTRO E SILVA FILHO, JOSE HUYGENS PARENTE GARCIA