Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Quadro de segurança do paciente: Informa e promove a cultura pela segurança do paciente garantindo a qualidade do processo, na unidade de Transplante de medula óssea (TMO). Ask me!

Introdução

O paciente envolve-se no cuidado multidisciplinar, acompanhado de termos e procedimentos específicos. A legislação contribui à qualificação do cuidado, promove implementações à segurança do paciente, na sistematização do cuidado. Pacientes e familiares integram os processos e suas perguntas e comentários são fonte de informações sobre riscos, erros potenciais, e segurança, no atendimento/tratamento, Segundo a ROP (Práticas operacionais obrigatórias). O quadro de segurança do paciente, afixado na parede, visível ao paciente/família, é diariamente preenchido pelo enfermeiro/familiares e poderá ser atualizado pelos profissionais assistencialistas sempre que necessário, favorece o envolvimento com as ações a serem implementadas no cuidado. Informa e promove a cultura pela segurança do paciente garantindo a qualidade do processo, na unidade de Transplante de medula óssea (TMO).

Material e Método

pesquisa descritiva, utilizando o quadro de segurança do paciente, com os itens: identificação ∕localização ∕ equipe multidisciplinar ∕ riscos diários ∕programação diária ∕metas assistenciais ∕ solicitações, como ferramenta de aplicação, avaliação, interação com pacientes ∕ familiares ∕equipe multidisciplinar, após realizar três perguntas: Qual o meu principal problema?, O que eu preciso fazer? e Por que é importante para mim fazer isso? baseado na National Patient Safety Foundation.

Resultados

O quadro de segurança do paciente melhora a comunicação entre pacientes ∕ familiares ∕ e equipe multidisciplinar

Discussão e Conclusões

Observou-se 100% de adesão, melhor comunicação entre pacientes ∕ familiares ∕ e equipe multidisciplinar, corroborando na sistematização do cuidado, após a implementação do quadro de segurança do paciente.

Palavras Chave

Segurança do paciente, comunicação, equipe de assistência ao paciente

Área

Enfermagem

Instituições

complexo hospitalar de Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Marcia Rejane Valentim, Andreia Ribeiro Assis, Luzinete conceição Oliveira Rangel