PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENFERMAGEM NA CIRURGIA DE REMOÇÃO DE ÓRGÃOS ABDOMINAIS PARA TRANSPLANTE
A enfermagem tem uma ampla área de atuação no transplante de órgãos e tecidos. Apesar de não ser um tema profundamente abordado nos cursos de graduação, o profissional de enfermagem vem buscando aprimorar os conhecimentos e se inserir cada vez mais nesse processo.
Trata-se de uma revisão narrativa a partir da prática vivenciada pela equipe da cirurgia de remoção de órgãos da Unidade de Transplante de Fígado de Pernambuco (UTF/HUOC/IMIP/HJF).
As atividades de enfermagem na cirurgia de captação de órgãos abdominais envolvem prover materiais e suprimentos utilizados na cirurgia, bem como, o transporte dos mesmos; organização de sala operatória (SO); assistência intraoperatória ao doador; conferência de documentos (termos de autorização e de Morte Encefálica, entre outros); registros de informações e comunicação entre as equipe. Além disso, cabe a enfermagem a realização da perfusão de órgãos abdominais, acondicionamento e transporte de órgãos.
Diante das diversas funções e atribuições da enfermagem na cirurgia de remoção de órgãos abdominais, há uma necessidade de um protocolo e, com isso, o estabelecimento de rotinas que melhoram todo o processo. Com essa prática, a equipe da UTF tem evidenciado o aperfeiçoamento do procedimento, contribuindo com o crescimento da enfermagem, reduzindo os eventos adversos e garantindo segurança na realização do procedimento.
Equipe de Enfermagem; Protocolos; Transplante de Fígado.
Enfermagem
Unidade de Transplante de Fígado - Pernambuco - Brasil, Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Jaizyara Mary Silva, Maria Tayná Silva Feitosa, Ana Claudia Oliveira de Moraes, Paulo Sérgio Vieira de Melo, José Olímpio Maia de Vasconcelos Filhos, Claudio Moura Lacerda