Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TEMPO DE ESPERA E PERFIL DO PACIENTE QUE REALIZA TRANSPLANTE RENAL NO ESTADO DA BAHIA

Introdução

No Brasil existem, aproximadamente, 98.000 pessoas com doença renal crônica (DRC) e o tratamento mais eficaz para elas é o transplante. Porém, há uma grande disparidade entre demanda e oferta desta modalidade terapêutica no país. No estado da Bahia esta realidade não é diferente, a fila de espera conta atualmente com aproximadamente 1012 pacientes e o estado realiza uma média de 70 transplantes por ano.

Material e Método

Estudo observacional e descritivo realizado com doentes renais crônicos submetidos a transplante renal no estado da Bahia nos anos de 2011 a 2015. A fonte foi o Sistema Nacional de Transplantes e a lista de transplantes renais realizados no estado da Bahia com doadores falecidos.Variáveis consideradas: idade,sexo,cor,tipagem sanguínea,etiologia da DRC, paciente SUS,data de entrada e de saída da lista e tempo em diálise. O tempo foi calculado através da diferença entre as datas de entrada e de saída da lista. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Salvador.

Resultados

A média tempo de espera pelo transplante renal foi de 2,0 anos (14 dias – 12,7 anos). A pesquisa obteve um total de 354 pacientes, a maioria era do sexo masculino (62,1%),não brancos (84,7%), com sangue tipo “O” (52,5%), média de idade de 36,8 ± 14,3 anos (3 - 68) e com financiamento do SUS (96,0%). A média de tempo em diálise até a realização do transplante foi de 5,0 ± 3,8 anos

Discussão e Conclusões

O Transplante renal é a melhor alternativa terapêutica para os pacientes com DRC, e a Bahia está entre os 10 estados brasileiros com a maior fila de espera para esse órgão,com tempo de espera médio de 2 anos. O incentivo a doação de órgãos é fundamental, já que um dos principais obstáculos para a efetivação de potenciais doadores é a autorização familiar.

Palavras Chave

DRC. Transplante Renal. Tempo de Espera.

Área

Rim

Instituições

UNIFACS - Bahia - Brasil

Autores

FLÁVIA LI SOUZA GUIMARÃES, RODRIGO SALES DE SOUZA, ELISE SCHAER CARVALHO DOS SANTOS