Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TENDÊNCIA SECULAR DE ÓBITO DE CLIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE RENAL NO INTERIOR DE MINAS GERAIS

Introdução

O Transplante Renal é a única forma terapêutica que proporciona a substituição completa das funções renais, e que proporciona melhor qualidade de vida. Entretanto, pacientes transplantados, estão susceptíveis à complicações como rejeição, infecções oportunistas, doenças cardiovasculares, hiperglicemia, complicações cirúrgicas e do trato urinário inferior. A maioria dos óbitos é por sepse, devido à imunossupressão, e por doenças cardiovasculares, em pacientes que tem Hipertensão Arterial e Diabetes como doenças de base.

Material e Método

Estudo retrospectivo de abordagem quantitativa, realizado em hospital universitário do interior de Minas Gerais, referência regional para Transplante Renal. Foram analisados dados estatísticos do período de 2010 à 2015, consultados no Sistema de Informação e Estatística Hospitalar (SIEH).

Resultados

Foram realizados 151 transplantes renais, no período analisado, dos quais 24 (15,89%) receptores evoluíram para óbito, sendo 20 (83,33%) no primeiro ano pós transplante, 3 (12,5%) no segundo e 1 (4,17%) no terceiro ano após a realização do procedimento. Com relação ao tipo de doador (falecido ou vivo) dos clientes transplantados que evoluíram para óbito, 1 (4,17%) era oriundo de doador vivo e 23 (95,83%) de doador falecido.

Discussão e Conclusões

Este estudo corrobora com dados já existentes na literatura quando aponta menor mortalidade de pacientes que receberam o enxerto de doador vivo, certamente por apresentarem menos complicações, visto que este tipo de transplante apresenta maior compatibilidade entre receptor e doador. Além disso, é significativo que se conheça as principais causas de óbito para sistematizar os cuidados de enfermagem com o propósito de prevenir esta complicação no pós transplante, propiciando maior sucesso terapêutico.

Palavras Chave

Transplante; Transplante Renal; Óbito.

Área

Rim

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil, Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ianne Lanna de Souza Rocha , Fabiana Silva, Deusdélia Dias Magalhães Rodrigues, Janaina Lamin Rezende, Heleno Batista de Oliveira, Richarlisson Borges de Morais