Educação em Doação de Órgãos: Relato de Experiência
Entre as estratégias para melhorar as doações de órgãos e tecidos para transplantes encontra-se a Educação Permanente. Sendo a educação uma das funções da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos(CIHCOT) lhe é incumbida, portanto, a disseminação do conhecimento sobre o tema, evidenciando as várias etapas do processo, conhecimento da legislação, aspectos éticos e o papel da comissão. O desconhecimento e curiosidade acerca do processo de doação pelos profissionais de saúde muitas vezes desperta o interesse pelo o tema que muitas vezes não é disponibilizado nas grades curriculares das universidades.
Relato de experiência realizado pela CIHCOT do Hospital Universitário de Santa Maria, por meio de um ciclo de palestras programadas sobre o processo de doação de órgãos, e, destinadas para equipes multiprofissionais do hospital e residentes, alunos de graduação em enfermagem, medicina e fisioterapia da cidade de Santa Maria no ano de 2016.
Constatou-se elevado grau de desconhecimento dos profissionais sobre o assunto e o trabalho/papel da comissão. Percebeu-se também, um maior envolvimento desses profissionais após as capacitações, observado por meio da participação nos processos de identificação de potenciais doadores, e protocolo de morte encefálico, como também na manutenção do potencial doador.
Ressalta-se a importância de equipes orientadas e motivadas para uma atuação mais efetiva no processo, consolidando a doação de órgãos e os transplantes. Assegura a melhoria na formação dos profissionais da área da saúde desenvolvendo o pensamento crítico e reflexivo, possibilitando atitudes positivas frente aos aspectos técnicos, sociais, éticos e psicológicos que envolvem o doador e sua família.
Doação de órgãos, transplantes, educação
Multidisciplinar
Hospital Universitário de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Cínta Maria Lovato Flores, Janice Cristina Soares, Fernando Tolfo, Marina Sanes Alvarenga, Rosangela Marques Machado